"Quid Rides? De te fabula narratur." Horácio.

quinta-feira, setembro 30, 2004

Wilde Post do Dia

HTML Dog




"Work is the curse of the drinking classes."
Oscar Wilde, In Life of Oscar Wilde, H. Pearson
Pacheco Pereira sobre as drinking and peeking classes.

Para quando a estreia?

FarenHype 9/11


E será que ganha alguma coisa em Cannes? E que estreia nas salas do Paulo Branco?

Os professores, esses corporativistas

HTML Dog


«A história dos atestados foi levantada pelos professores ou por algum sindicato. Agora, na realidade, se o Ministério tem alguma coisa em concreto, já me devia ter apresentado. Não tive ainda nenhuma comunicação. Mas eu creio que, neste caso, o Ministério veio a reboque do que diz a classe dos professores»
Germano de Sousa, Bastonário da Ordem dos Médicos

CuSCUTas II

HTML Dog


Segue a saga da planta parasita.
Quando o Governo se preparar para aprovar as portanges para as SCUT, Fernando Ruas já veio falar em discriminação positiva para o interior acrescentando que a introdução de pagamento deve ser generalizada e não só para algumas auto-estradas. Não, a sério, foi mesmo o que ele disse. Ou seja, pagam todos ou não paga nenhum. Mas é preciso salvaguardar que alguns não pagam.
Daniel Campelo fala de uma revolta popular no Alto Minho, a presidente da Câmara da Guarda "não admite" portagens e as "Comissões de Utentes" também se preparam para a guerra.
Espero que seja uma guerra que o Governo compre por uma questão básica de justiça e, como referi anteriormente, a haver alguma espécie de discriminação positiva que se baseie em critérios mais sérios do que simplesmente o local de residência. A ver vamos o resultado do Conselho de Ministros de hoje.

E por que não em Bruxelas?

HTML Dog


A União Europeia debate hoje a criação de campos de refugiados fora da fronteira da União (fala-se da Líbia e da Ucrânia) para fazer a triagem dos pedidos de asilo. Além das sérias dúvidas da aceitação por parte de outros países desses campos (talvez comprando-os se consiga), a proposta é aberrante porque mostra a ineficácia das representações diplomáticas existentes e das políticas de imigração dos países da UE. É assim como pôr o lixo por baixo do tapete: está lá, mas pelo menos ninguém vê.

E a outra metade é o que se sabe....

Quid Pedagógico

HTML Dog


Na senda dos cadernos Público na Escola, da inclusão de textos do Big Brother nos manuais escolares e do concurso da Bárbara Guimarães, decidiu este Blog criar os Cadernos Jorge Coelho. Já aqui me tinha referido à qualidade das suas crónicas no DN. E, lendo a de hoje, ocorreu-me que seriam perfeitas para o regresso às aulas. Chama-se o jogo do "há-des". A metodologia é simples: distribuem-se fotocópias da crónica e canetas encarnadas aos alunos. Os alunos têm dez minutos e quem encontrar mais erros de sintaxe, concordância e ortografia ganha. Há um bónus especial para quem conseguir identificar um parágrafo com sentido. A compilação das correcções será depois publicada como manual escolar de Língua Portuguesa para o quarto ano do primeiro ciclo.
É pedagógico, divertido e aproxima os cidadãos dos seus representantes.

Descubra o erro

"Percebe-se agora a reacção das direitas de Leste: aquelas cabecinhas foram educadas no pensamento policiado e nas verdades oficiais. Nota-se que não mudaram nem um bocadinho..."
Exmo. Eurodeputado Miguel Portas

Ai esse Leste fascizóide!

A Assassina

HTML Dog


Pergunta: como se morre de cannabis?
"A cannabis continua a ganhar peso no consumo de droga em Portugal. A grande novidade vai para as consequência sanitárias do seu uso: em 2003 houve mais 57 por cento de mortes relacionadas com este estupefaciente do que no ano anterior(Aqui).
Resposta: assim.
"a cannabis «não tem grande expressividade enquanto droga principal dos utentes que recorreram em 2003 às primeiras consultas (10%), mas surge como a substância mais referenciada enquanto droga secundária"
Ah, vai lá com uma ajudinha.

Copo meio vazio

"FMI. As previsões do Fundo Monetá-rio atribuem à economia portuguesa um crescimento de 1,4% para este ano, acima do previsto pelo Governo. Mas já para 2005 o cenário é mais pessimista e o PIB não deverá ultrapassar os 2,2%." (Aqui)
Se o FMI fosse optimista, para o ano crescia 0,5%.

Tuners Socialistas

HTML Dog


O DN publica hoje um dossier sobre o tuning onde se encontra esta pérola do socialismo (sem link, para variar):
"E se o Governo criasse um local próprio, com entrada paga, para os amantes da velocidade libertarem a adrenalina, em vez de colocarem em risco a vida de terceiros, nomeadamente, na Ponte Vasco da Gama em Lisboa?"

Ora digo eu, e se os senhores, que têm 104 clubes e gastam cerca de 25000 euros a exercer o vosso mau-gosto se organizassem e criassem vocês mesmos esses locaispara o poderem fazer legalmente? E se o Governo fizesse o que lhe compete e vos tirasse os Citroen Ax com manias de grandeza cada vez que correm com eles e põem em perigo a vida dos outros? E se vos enfiasse na cadeia onde deviam estar? Podiam correr a 280 km/h no pátio e "tunar" os ténis.


quarta-feira, setembro 29, 2004

Dolcissima

HTML Dog
Há 73 aninhos nasceu Anita Ekberg e a vida ficou mais doce.

Os Arautos-Act.

Constitución o muerte

Talvez não seja nada, mas quer-me parecer que se está a preparar uma nova equação europeísta para pôr os eleitores entre a espada e a parede no referendo acerca do Tratado Constitucional Europeu. A semana passada foi Romano Prodi a afirmar que:

"If the constitution is rejected by one state, we'll see what we can do. If several states reject it, that would be a tragedy. A mortal crisis for the project of a political Europe"

Ou seja, ou aprovam o Tratado Constitucional, ou esqueçam a União Europeia porque a matam.

Agora é a vez do nosso digníssimo Presidente servir de arauto do caos e de, na mesma linha, dizer que:

"Os riscos da crise existem e com ela a possibilidade de diluição do projecto europeu."

Por outro lado, a Suécia, segundo o Le Monde, já decidiu jogar pelo seguro e não referendar o Tratado por receio do eurocepticismo dos eleitores, enquanto em França os socialistas estão divididos entre o Sim e o surpreendente Não.

Em primeiro lugar, há que realçar que o Tratado é uma "Bruxelada" para entreter eurocratas. Os povos europeus não foram consultados, tidos ou achados na necessidade de uma Constituição nem nos seus termos. Nem directa, nem indirectamente uma vez que o projecto não parte do Parlamento Europeu mas sim de um grupo de trabalho obscuro presidido por Giscard d'Estaing. A única forma de a legitimar é ter a sua aprovação em referendos nacionais e estes devem servir para se fazer a posteriori o debate que devia ter sido feito a priori.

Este tipo de afirmações intimidatórias e alarmistas não só não assustam os cidadãos europeus (este, pelo menos) como agravam a situação. Não só o processo constitucional não foi claro e transparente, como quer passar por definitivo. Ou os cidadãos aceitam esta versão, ou esquecem a União Europeia. O referendo não passa de um pró-forma para calar os apelos de maior democraticidade nas instituições europeias.

Por outro lado, o Presidente vai mais longe ao começar já a campanha pelo "Sim" num referendo que ainda nem data tem, apelando a todos os europeístas para "cerrarem fileiras e se empenharem colectiva e pessoalmente no processo de ratificação do Tratado Constitucional".

Pois se já abriram as hostilidades, cá fica: é necessário cerrar fileiras e empenhar-se colectiva e pessoalmente na Não ratificação do Tratado Constitucional porque ele é mau, excessivo, pouco democrático e porque temos o direito de dizer que não a este tratado sem que isso signifique o fim do mundo.

P.S. Um grupo de notáveis, entre os quais vários constitucionalistas, entregaram uma petição à Provedoria de Justiça, por achar que a última revisão constitucional - feita para "acomodar" a constituição europeia - é inconstitucional . A petição encontra-se aqui. Entretanto, o PSD quer re-rever a Constituição para se poder realizar o referendo.



Ainda os Combustíveis

A Autoridade da Concorrência colocou para consulta pública as recomendações ao Governo para a liberalização do mercado de combustíveis. Aqui ficam alguns pontos interessantes:
O mercado da refinação é um monopólio detido pela empresa líder nos mercados a jusante (Galp). A Galp é, igualmente, a empresa que controla uma parte muito significativa, quer dos terminais marítimos petrolíferos nacionais, quer da tancagem utilizada na armazenagem destes produtos.A Galp detém também o controlo do único terminal terrestre de distribuição de combustíveis (Aveiras).
O mercado nacional de retalho dos combustíveis apresenta várias características de um mercado oligopolístico, verificando-se vários factores que facilitam comportamentos colusivos;
Concentração da oferta – cerca de 80% da oferta está concentrada nas 8 empresas petrolíferas que actuam no mercado, sendo que as três principais têm uma quota da ordem dos 70%; acresce que, por força da estrutura do mercado da refinação, mais de 90% dos produtos comercializados provêem da Galp.
Produto homogéneo
Fraco grau de inovação

Os hipermercados serão aqueles que têm mais condições de poderem exercer algum poder negocial, desde que adquiram uma posição mais significativa no mercado.
Para quem ainda tiver dúvidas, como o Sr. Saleiro, há muito mais

Rosas Bokassa

Rosas


"Por tudo isso, não sou, nem nunca fui, dos que tendem a considerar Alberto João Jardim como uma espécie de bobo da corte, de ébrio de serviço ou de inimputável crónico, recursos habituais de um indiferentismo destinado a encobrir o que politicamente se passa de muito sério na Madeira. Um processo de instrumentalização perversa da autonomia regional num microcosmos insular, económica e culturalmente marginalizado, por parte de uma oligarquia política e económica que através do nepotismo e do controlo clientelar do Estado e dos negócios assegura a sua perpetuação no poder em regime de crescente esvaziamento e formalização da vida democrática."

Perguntinha:

Se o Sr. Professor está tão preocupado com a falta de democracia na Madeira, se crê que as eleições não são livres e se é (ou vai sendo, ou foi e vai voltar a ser - no Bééé nunca se sabe) deputado desta Nação onde existem mecanismos de controlo eleitoral e das instituições, que raio anda a fazer além de artigos insultuosos e caluniosos no Público (que, ao que parece, se vende livremente na terra do Bokassa)? Pessoalmente, o Alberto João não entra na lista dos meus favoritos, mas irrita-me esta lengalenga do défice democrático principalmente quando vem de quem tem responsabilidades da manutenção da democracia e de quem propõe isto para a Madeira. O que propõem é que seria a verdadeira "angolanização". Depois admiram-se que os eleitores votem em Bloco no Alberto.

Ensinas-me a ser honesto?

Como forjar um atestado

Extra: dicas para conseguir um atestado

Vasco Graça Moura sobre as fraudes dos docentes e o que isso significa para o ensino.

Frase do Dia

Maradona Napoleão

"Nesta clínica um diz que é Napoleão, outra pensa que é San Martin.. E ninguém acredita que sou Maradona"

Diego Maradona na clínica psiquiátrica em Cuba onde está internado.

Gorda é a mãezinha!

Gorda, eu?


Segundo um "estudo", 60% dos portugueses são obesos. Cá para mim isto não passa do politicamente correcto na ciência e nestes 60% estão dos roliços, as rechonchudinhas, os barriguditos, as gorduchinhas, etc. Agora OBESOS! 60%?! Tenham dó! Anorécticos!


Anacronismos

A Luta Continua

"O declarado europeísmo liberal deve ser rapidamente ultrapassado pela esquerda, na senda da tradição antinacionalista do movimento operário. Esta entrega ao "processo" europeu deve ser feita a partir de baixo, a partir do "regresso" a uma acção política em que os movimentos sociais teçam as redes donde é possível nascer um poder constituinte que reinvente a produção e transforme o mundo."

Não, não é um texto de 1974, nem tão pouco do Anacleto (embora algo me diga que o senhor será convidado a juntar-se). Saíu no Público de Segunda-feira e, paradoxalmente, é das coisas mais reaccionárias dos últimos tempos.


Saleiro e o epítome do cartel - Act.

Mais barata


Parece que a autoridade da concorrência acordou e recomenda a abertura de postos de abastecimento nos hipers. É boa ideia, dada a sua notória incapacidade de regular os revendedores em Portugal, pelo menos que se quebre o seu domínio de mercado através de novos concorrentes. Obviamente, António Saleiro é contra: "Não consegui perceber esta vontade louca que a Autoridade da Concorrência tem em estar permanentemente a dizer que só nas grandes superfícies se pode vender mais barato."
Talvez fosse boa ideia explicar-lhe o que é um cartel:
"A cartel is a group of producers whose goal it is to fix prices, to limit supply and to limit competition".
Há que reconhecer que Saleiro e a sua Associação cumprem a definição à letra. Mantêm os preços artificialmente altos, controlam a rede de distribuição limitando assim a oferta e fazem tudo por tudo para limitar a concorrência. Não faltava mais nada do que ter hipers a vender combustível.

No DN de hoje (29/09) Saleiro volta ao ataque no drama do cartelzinho indefeso às mãos de concorrentes mauzões. Segundo uma Breve (sem link) a Anarec queixa-se das gasolineiras praticarem concorrência desleal e pede a intervenção da Autoridade da Concorrência e do fisco! Ouçam o Saleiro e fiscalizem, mesmo!

terça-feira, setembro 28, 2004

Embirrações

A ler no Office Lounging um post que, como eu, torce o nariz às obscuras organizações profissionais. E há mais candidatos (professores, psicólogos, etc).

Mais vale tarde...

Finalmente saíram as listas. Ao que parece um só consultor resolveu o problema. Exigimos o nome do cavalheiro não para o nomear Ministro da educação, mas Primeiro-Ministro porque Carvalhas já demitiu o anterior.

Hoje na TV!

HTML Dog


E amanhã e depois de amanhã e, se eu não ficar até às tantas a ver a melhor série de política de sempre, pode ser que na sexta também. Se tiver ficado, a programação muda e passa isto:

HTML Dog



Viva a Amazon, viva!

Se liga, vai!

Se liga, vai...


Segundo o Público, a PT continua a ser um monopólio de facto quatro anos após a liberalização. Com 94% do mercado no telefone fixo e 81% na Internet de banda larga e com os concorrentes a cair que nem tordos, é caso para perguntar que anda a Anacom a fazer.

I do

I do



Enquanto na vizinha Espanha, a coisa parece que vai avançar apesar da oposição da Igreja Católica, que considera o casamento entre pessoas do mesmo sexo um "vírus", ressalvando no entanto que "não quer impor nada a ninguém", por cá o assunto caiu no esquecimento.
De facto, depois de em 2001 o Governo Guterres, muito a contragosto, ter aprovado a legislação das Uniões de Facto, nunca chegou a regulamentá-la deixando-as no conveniente limbo. Na última revisão Constitucional, incluiu-se a "orientação sexual" no artigo 13º (Princípio da Igualdade) mas já em 2003, o Provedor de Justiça considerou que o casamento contraído entre um cidadão português e um cidadão de um país onde o casamento entre homossexuais seja legal era inexistente perante a lei nacional ainda que o outro cônjuge fosse de um país da União Europeia.
Uma ronda pelos programas dos partidos mostra que para lá de um vago "combate a todas as formas de discriminação", não há nenhum empenho neste tema por parte de qualquer dos partidos. Uns a reboque das teorias da Igreja, outros por acharem que o casamento é uma instituição reaccionária deixaram cair um assunto que não é mais do que liberdade individual e da não intrusão do Estado.
Num excelente artigo do Economist de Fevereiro deste ano deixava-se claríssimo por que razões se deve permitir o casamento entre homossexuais:
"The case for allowing gays to marry begins with equality, pure and simple. Why should one set of loving, consenting adults be denied a right that other such adults have and which, if exercised, will do no damage to anyone else?(...)
Another argument is rooted in semantics: marriage is the union of a man and a woman, and so cannot be extended to same-sex couples. They may live together and love one another, but cannot, on this argument, be “married”. But that is to dodge the real question—why not?—and to obscure the real nature of marriage, which is a binding commitment, at once legal, social and personal, between two people to take on special obligations to one another.(...)
The reason is that this would damage an important social institution. Yet the reverse is surely true. Gays want to marry precisely because they see marriage as important: they want the symbolism that marriage brings, the extra sense of obligation and commitment, as well as the social recognition. Allowing gays to marry would, if anything, add to social stability, for it would increase the number of couples that take on real, rather than simply passing, commitments. The weakening of marriage has been heterosexuals' doing, not gays', for it is their infidelity, divorce rates and single-parent families that have wrought social damage." Por cá, embora a Constituição já não o permita, continua-se a discriminar em função da orientação sexual e parece que ou os cidadãos começam a agir judicialmente contra o Estado por não respeitar os seus direitos ou ficarão eternamente à espera que os seus "representantes" se dignem voltar ao assunto e dar-lhes a igualdade a que têm direito.

Mau perder

EPC


Depois de Manuel Alegre foi a vez de EPC mostrar o mau perder na sua crónica de hoje:
"Manuel Alegre ultrapassou em muito o que se estava à espera, mostrando uma preparação política notável onde alguns apenas esperavam lirismo inflamado. Foi mesmo o único que introduziu determinados temas de fundo sobre o futuro da esquerda, do socialismo e da social-democracia. Só os amadores obsessivos de lugares-comuns puderam ver nisto uma esquerdização. Trata-de da tendência para não pensar por analfabetismo incontrolável."
Que classe!

Santo Che

Santo Che


idolatria
do Lat. idolatria por idololatria
s. f.,
adoração dos ídolos;
acção de prestar a certas entidades as honras próprias da divindade;
amor, dedicação excessiva;
adoração cega.
Um excelente artigo na Slate sobre o senhor das t-shirts. Mas há muitos outros.

As saudades que eu já tinha...

A Alegre Casinha do Bééé


... da alegre casinha do Bééé. Num acervo totalitário-marxista, o Bééé quer proibir a construção de casas novas onde existam casas devolutas como parte da sua proposta de lei de arrendamento. Segundo a notícia (não há nada sobre o assunto no site do Bééé), tal justifica-se para contrariar o desprezo autárquico pela reabilitação urbana.
A ideia é pateta por uma série de razões.
Em primeiro lugar, a económica. Não é proibindo a construção que se vai ter habitação a preços mais acessíveis. Pelo contrário. Haverá menos casas novas, logo mais caras e no que se refere às casas devolutas alguém tem de investir na sua recuperação, logo alguém terá de a pagar através de subida de preços ou de subida de rendas. A proposta basicamente reduz a oferta pelo que os preços sobem como diz qualquer compêndio de economia, sendo exactamente isso que o Bééé critica na proposta de lei do Governo.
Em segundo lugar, o Bééé justifica a proposta com a dependência autárquica das receitas das licenças de construção para logo a seguir garantir às autarquias as mesmas receitas através de transferências do OGM. Ou seja, deixam de pagar os proprietários e construtores através de impostos e taxas directos e passamos a pagar todos indirectamente. Mais, as autarquias recebem duas vezes uma vez que o valor patrimonial dos edifícios recuperados será actualizado de acordo com a lei em vigor e cobrarão o correspondente IMI pelo novo valor. A proposta basicamente quer mais impostos.
Ao fixar uma percentagem de edifícios devolutos, a proposta ignora realidades locais e sociais. Um dos exemplos dados pelo Bééé é o de Pinhel, mas tenho a certeza que muitos outros municípios do interior excederão a quota dos 10% de casas devolutas ficando impedidos de ter novas construções. Ora tal situação deve-se muito menos à especulação imobiliária do que à desertificação do interior. É lógico que os municípios do interior têm mais casas devolutas porque perderam grande parte da população nos últimos trinta anos. A proposta vai prejudicá-los em relação aos municípios limítrofes das grandes cidades onde a construção é recente, a população cresceu exponencialmente e onde existe verdadeiramente especulação imobiliária. Duvido que Sintra ou a Amadora tenham os tais 10% de casas devolutas, pelo que a proposta agudiza o problema que quer resolver e não faz sentido a nível da organização do território pois vai impedir novas constuções em zonas desertificadas permitindo-as em zonas de caos urbanístico.
Finalmente, o Bééé propõe ainda que a taxa sobre edifícios devolutos aumente gradualmente de 0,8% até 5% no quarto ano por forma a incentivar a entrada das casas no mercado de arrendamento. Tendo em conta que a taxa se baseia no valor patrimonial do edifício que, não sendo recuperado, só desce o que é proposto pode muito bem ser uma redução da taxa a pagar, o que dificilmente será um incentivo para quem quer que seja. É deixá-lo cair para pagar menos. Já para não falar na total confusão que parece existir entre casas vagas - que podem muito bem ser segundas habitações - e casas devolutas.


El Condor Pasa

El Condor Pasa


Pinochet não se lembra de nada. Condor? Qual Condor? Este?

I'd rather be a sparrow than a snail
Yes I would, if I could, I surely would
I'd rather be a hammer than a nail
Yes I would, if I only could, I surely would

Away, I'd rather sail away
Like a swan that's here and gone
A man gets tied up to the ground
He gives the world its saddest sound
Its saddest sound

I'd rather be a forest than a street
Yes I would, if I could, I surely would
I'd rather feel the earth beneath my feet
Yes I would, if I only could, I surely would

segunda-feira, setembro 27, 2004

Onde estão todos?

Eu


Pronto, não resisti e lá fui fazer a coisa do Political Compass de que toda a gente anda a falar. Aparentemente sou um libertário de direita, mas o que mais me irritou no resultado foi isto:


O resto


Mas afinal onde anda toda a gente?Hello? Que raio faço eu sozinho neste quadrante?

De volta e tudo na mesma...

Marvão


Já uma pessoa não pode tirar uns dias para ir à terra mais mágica do país (Marvão, obviamente) que quando volta está tudo exactamente na mesma.

- Uma tragédia no Algarve com uma criança assassinada serve de pretexto a peregrinações, violações do segredo de justiça e a 25 minutos de noticiário na SIC Notícias (auto-intitulada de serviço público) com entrevistas ao cão, ao gato e ao canário da aldeia. Não serve para uma reflexão séria sobre o que anda a Segurança Social a fazer neste país quando deixa crianças nas mãos de "famílias" destas enquanto milhares de potenciais pais adoptivos ficam à espera anos a fio. Já era tempo da legislação desmistificar a paternidade biológica. Os pais não são donos nem têm qualquer direito em relação aos filhos, têm apenas deveres. Se não cumprirem os deveres, o Estado tem o direito e a obrigação moral de lhes retirar os filhos, sem mais. Os exemplos de incúria para com as crianças são vários e os do mau funcionamento da Segurança Social, que com base numa qualquer teoria de que os filhos estão sempre melhor com os pais biológicos comete erro atrás de erro, são ainda mais. Era bom que as assistentes sociais começassem a ser responsabilizadas pelos relatórios que fazem e pelas recomendações de manutenção das crianças no seio das "famílias" a que pertencem.

- Ainda na categoria "mais do mesmo" Celeste Cardona foi nomeada para a administração da CGD. É óbvio que a Caixa é hoje em dia, como as restantes empresas públicas, um repositório de ex-governantes desempregados. Não é um problema de partidos (o PS fez o mesmo - veja-se o caso de Armado Vara) é um problema de fundo. A solução há muito que é conhecida: privatize-se de vez a Caixa e acabe-se com este resquício de marxismo de concentração do capital nas mãos do Estado porque o Estado é mau gestor. Estas nomeações são a prova.

- Sócrates "limpou" as eleições no PS, como previsto. João Soares, o "experiente" que nunca foi eleito para nada, mostrou que representa o papá e pouco mais. Manuel Alegre devia seguir à letra a sua teoria de rejuvenescimento e sair de uma vez da Assembleia da República dando lugar a alguém mais jovem e poupar-nos também as exibições públicas de mau perder.

- Ainda não há notícia da colocação dos professores e as explicações de David Justino acusando o seu Secretário de Estado de ser responsável uma vez que delegou nele essa responsabilidade são a prova da falta de vergonha na cara da maioria dos nossos governantes. O Ministro é responsável porque foi ele que delegou e se recebeu "informações incorrectas" a culpa também é dele que não as verificou. Para vir sacudir a água do capote desta maneira, mais valia ter ficado calado. Enquanto isto, descobriu-se que não são só os alunos que adoecem todos ao mesmo tempo, os professores também sofrem do mesmo problema e há sempre "médicos" disponíveis para o atestar devidamente. Não há é juntas para enviar esses "médicos" de volta à faculdade para aprenderem a reconhecer os sintomas das doenças fraudulentas que afligem o corpo docente.

- Três pessoas morreram quando assistiam a uma "corrida" de automóveis numa estrada pública. A polícia sabe onde se realizam as corridas, sabe quando se realizam e até sabe quem corre. Só não sabe prendê-los.

- Enfim, o Belém continua bem lançado (graças à colaboração alheia) e é hoje que passamos para primeiro.

domingo, setembro 26, 2004

Para a Patsy VI


Rosas

Para a Patsy V


Malmequeres

Para a Patsy IV


Gerbera

terça-feira, setembro 21, 2004

Afinal parece que não

No Clue


Ou sim, talvez, não sabem bem. Bagão recuou na Poupança Habitação? Mas não são os ricos que compram casa? Ou não recuou? Vou ao banco ou não vou?

Colecção Primavera-Verão

HTML Dog


Para o mercado português, está disponível a colecção Primavera-Verão para quando forem finalmente publicadas as listas.

Shhhhhhhhhhh!

HTML Dog


Deixem-se estar caladinhos que na quinta arrumamos os trapatonos e com o sistemáticos e o Chelsea do Douro lá para trás, este ano isto é nosso.

Novo Cartão "Cidadão Gold" - Parte II

A seguir à ideia das taxas moderadoras, Santana Hood, ataca os passes e quer indexá-los ao IRS dos utentes, numa demonstração que avançamos claramente no sentido da criação de cartões para várias classes de cidadãos. O argumento, demagógico, é o mesmo da justiça social: quem pode pagar mais, pagará mais. A realidade é outra: quem pode pagar mais nas taxas moderadoras ("os ricos" de Bagão Félix) não vão pagar taxa nenhuma porque usam hospitais privados e se lhes subirem os preços dos transportes, deixam de os usar porque já não compensam comparativamente com o automóvel privado. Mais grave ainda, nem sequer é claro o que o governo quer fazer (mais uma vez...), pois aqui afirma-se que o que o Ministério dos Transportes quer fazer é dar benefícios fiscais a quem utilizar os transportes públicos.
O que parece claro é a trapalhada total quer a nível da política fiscal - que ainda ninguém entendeu, com PPRs sem benefícios, transportes com benefícios ou indexados ao IRS etc - quer a nível de políticas a longo prazo. Veja-se o caso dos transportes, se a ideia é a de aumentar a utilização dos transportes públicos, dar benefícios fiscais aos escalões mais baixos do IRS vai ter um efeito nulo, pois já são esses que mais os utilizam. Para fomentar essa utilização ou se penaliza a utilização do automóvel ou se dão incentivos à classe média para trocar o carro pelos transportes públicos. A indexação é um desincentivo porque aumenta os custos desse mesma utilização tornando a troca pouco ou nada atractiva.
Na floresta de Sherwood parece que a ideia é só mesmo de atacar o rei para festas dos "Merry Men".

segunda-feira, setembro 20, 2004

Chirac, Lula e os peixes

Peixe



Segundo o Le Monde, o benemérito Chirac mudou de ideias, virou alterglobalista e vai apoiar Lula nessa ideia peregrina da criação de um imposto mundial para combater a fome. O imposto aplicar-se-ia às transacções financeiras, ou como uma espécie de IRC adicional para as multinacionais ou ainda sobre as viagens aéreas, entre outras propostas. O que Chirac e Lula não nos dizem é que o imposto seria realmente pago por todos os consumidores, nem referem quem ficaria encarregue de gerir esses fundos, se os Estados onde têm origem, se os Estados com potenciais beneficiários, se ainda as democráticas e fiáveis Nações Unidas. O mais curioso é o facto de Chirac ser tão pouco anti-globalização na agricultura (é um dos principais responsáveis pela catastrófica PAC que ,se fosse revista, faria bem mais pelo combate à fome ) e tão pró-globalização nos impostos. É caso para recordar o ditado acerca dos peixes e de ensinar a pescar.

Comentários para quê?


É um artista de Deus:

"I get amazed, I can't look at it about 10 second, at these politicians
dancing around this, dancing around this, I'm trying to find a correct name
for it, this utter absolute asinine idiotic stupidity of men marrying men."

(shouts from crowd)

"I've never seen a man in my life I wanted to marry."

(shouts, applause)

"And I'm gonna be blunt and plain, if he ever looks at me like that I'm
going to kill him and tell God he died."

(laughter, applause)

"In case anybody doesn't know God calls it an abomination. It's an
abomination!"

"It's an abomination!"

(applause)

"These ridiculous, utterly absurd district attorneys and judges and state
congress and 'well, we don't know'... they ought to have to marry a pig and
live with them forever."

(laughter)

"I'm not knocking the poor homosexual, I'm not, they need salvation like
anyone else... I'm knocking our pitiful pathetic lawmakers."

"And I thank God that President Bush has stated,"

(applause)

"we need a Constitutional Ammendment that states that marriage is between a
man and a woman."

(applause)

"Alright."


Ainda existem!

Salvamos o mundo?


Há anos que se receava que já estivessem extintos, mas parece que ainda há. É preciso tratá-los bem para ver se ficam especímenes para se mostrar às gerações vindouras. Diz-se que em breve estarão disponíveis alguns para adopção, dão menos trabalho que um tamagochi e nem é preciso regar muitas vezes.

Saramago não foi Convidado

Era bom


Vaclav Havel organizou uma conferência para a democracia em Cuba e diz que o fim da ditadura está para breve. Esperemos que alguém avise o Fidel. Já que não foi "revolución", que seja "muerte".

sexta-feira, setembro 17, 2004

Vistas curtas

Got Your Nerd Glasses, yet?




Bagão Félix quer acabar com os benefícios fiscais dos PPR, PPA e Contas Poupança-Habitação. A medida é uma demonstração clara da miopia que aflige o Ministro. Para arrecadar (ou melhor, não devolver) meia dúzia de tostões nos próximos anos esquece completamente o longo prazo e as consequências da medida.
Tendo em conta que a Segurança Social está falida ou quase e que por motivos conjunturais da evolução demográfica essa situação só tenderá a piorar, é do mais elementar bom senso incentivar os cidadãos a investirem as suas poupanças em planos de reforma que no futuro lhes permitam manter um nível de vida adequado quando confrontados com uma redução inevitável da reforma garantida pela Segurança Social. Este incentivo só pode ser dado através de benefícios fiscais. Os cidadãos imobilizam o capital (como se sabe há regras estritas para se retirar o capital investido em PPRs) e isso permite-lhes recuperar uma parte dos impostos pagos.
Parece simples, claro e justo. Bagão discorda. Diz que isso só privilegia "os ricos" com deduções fiscais. A afirmação é populista e falsa. Os "ricos" são tão beneficiados como a classe média porque existem tectos nas deduções. Assim, o "rico" pode investir €10.000 e o "médio" €3.000 que pelas regras do ano passado para o fisco ambos teriam investido €2500.
O mesmo é verdade para as Contas Poupança Habitação. É óbvio que quem mais poupar nessas contas, mais poderá investir na compra de uma casa, mas não nas deduções fiscais onde mais uma vez se aplicam tectos.
As medidas são tão mais irresponsáveis quando as famílias portuguesas já estão excessivamente endividadas e sem nenhum incentivo à poupança. Ninguém vai abrir contas a prazo com taxas reais inferiores à inflação para perder dinheiro e sujeitando ainda os "ganhos" a impostos. Ou investir em acções com valorização parca e imposto sobre as mais-valias.
O "truque" de incentivar o consumo para o crescimento da economia e para cobrir o défice até pode resultar no curto prazo, mas é uma péssima forma de gerar um crescimento sustentado e de resolver os problemas estruturais.

Para a Patsy (III)


Alegria do Lar
Pronto, agora já não podes dizer que não viste as flores. Mais em breve.

Para a Patsy (II)


Heras

Para a Patsy (I)


Gardénia

Alô? Daqui Francisco Louçã a bordo do Borndiep

Daqui Louçã

Pérolas no Parlamento ou Louçã de Altifalante

«A direita divide-se hoje entre a hipocrisia e o cinismo, entre os que acham que a lei é necessária para cumprir e os que entendem que deve ser mantida porque não se cumpre»

Hã? Achar-se que uma lei é para cumprir é ser-se hipócrita? E achar-se que não é ser-se cínico? Ah, era para usar as palavras-chave mesmo que não façam sentido nenhum na frase.


«o primeiro-ministro ande a monte»

Hã? (nº 2) Não me digam que o condenaram pelo túnel do Marquês e ele fugiu para o Brasil?

«Ontem, a Comissão Europeia tomou a atitude inédita de pedir esclarecimentos sobre os verdadeiros motivos da interdição», sublinhou Louçã, considerando que «nunca o Governo português foi tão enxovalhado» por esta instituição

Felizmente, o BE não teve nada a ver com esse "enxovalho".

o deputado do BE agradeceu ao presidente do CDS-PP «as repetidas conferências de imprensa, o frenesim», sem os quais considerou que «o país nunca teria discutido o tema com a atenção que lhe foi dada».

"Alô? Daqui Francisco Louçã". De facto o frenesim existiu, mas se é essa a ideia do BE de discussão de um tema, só se lhes pode dizer: "Boa tarde. Daqui corveta Baptista Andrade, era só para avisar que estão a meter água"

Esperemos que vá na Yes

Saramago mudou de ideias e sempre vai ao Congresso no México. Não há lá uns furacões?

O Senhor Que se Segue

O seguinte na Casa da Música é Couto dos Santos mas por tempo limitado, não vá o diabo tecê-las. E é o quinto, tinha-me esquecido de Artur Santos Silva.

Silêncio para os nossos ouvidos

´Silêncio para os nossos ouvidos


Alves Monteiro tornou-se o mais recente demissionário da administração da Casa da Música. A sua demissão, que não explicou, já foi aceite pelos accionistas. Francamente, já quase lhes perdi a conta, mas é o terceiro (depois de Teresa Lago e Rui Amaral) a sair de um projecto que - note-se bem - ainda nem sequer abriu (já leva três anos de atraso) e que só tem servido para polémicas e para desperdiçar dinheiro dos contribuintes. Pedia-se aos accionistas (Câmara Municipal do porto e Ministério da Cultura) que explicassem aos portugueses que se passa no Porto e quando é que o investimento brutal vai trazer algum resultado. Somos todos ouvidos.

quinta-feira, setembro 16, 2004

Terrorismo Parlamentar

Na sua intervenção no Parlamento Europeu, que a própria transcreve no Avareza, Ana Gomes liga a questão do Borndiep à luta contra o terrorismo internacional em mais uma demonstração da exuberância (chamemos-lhe assim)a que já nos habituou.
O argumento, e sintetizo, é o de que o Governo Português em vez de alocar todos os seus recursos à luta contra o terrorismo, usa-os para perseguir mulheres que fizeram abortos solicitando à Comissão Europeia que peça explicações ao Governo nesse sentido. Esperemos que não o faça.
Que a União Europeia tenha a desfaçatez de pedir a um Estado soberano - que ainda éramos da última vez que verifiquei - justificações sobre a utilização dos seus meios judiciais e policiais em assuntos estritamente internos só pode ocorrer a eurocratas federalistas que nos corredores cinzentos de Bruxelas se convenceram que têm poderes que nunca ninguém lhes concedeu, muito menos o povo que nem se dá ao trabalho de os eleger.
Ou então de populistas profissionais que em vez de criticar a decisão do Governo naquilo que tem de criticável e que é - pode ser - da competência da União (a livre circulação), preferem associar o aborto em Portugal à luta contra o terrorismo.

Embora neste caso me pareça ser uma mistura explosiva de ambas: uma eurocrata populista em terrorismo parlamentar.

Por um punhado de Euros

30 Euros foi quanto uma das terroristas chechenas pagou para subornar um funcionário da companhia aérea e fazer explodir um Tupolev. A miséria na Rússia não tem limites.

Memórias

Bons Velhos Tempos


(Roubado no Luxúria)
Ou de como Armando Gama e José Cid eram quase tão mal-vestidos como Francisco Louçã. Quase.

Taxa de Absentismo

Vi isto: Taxa de absentismo por doença em Portugal é das mais baixas e fiquei em choque. Já não se pode confiar em nada. No País dos baldas, agora não se falta? Decidi ir à procura do estudo ("Googlar" já se pode dizer?) e descobri que o estudo só tem em conta o sector privado(pdf). Podem os funcionários públicos continuar descansadamente a curar as suas doenças frequentes e prolongadas que não nos estragam as estatísticas.

Como se enfia um carapuço...

...ou a esquerda long drinks no seu melhor. Para quando a esquerda chá?

O Inútil Kofi Annan reaparece

Para quem não estiver recordado, Kofi Annan é secretário-geral daquele circo inútil onde se pavoneiam ditadores de todo o mundo com direito de voto chamado Nações Unidas. Aparantemente, o senhor descobriu agora que a invasão do Iraque foi ilegal porque não houve uma segunda resolução das Nações Unidas a autorizá-la. Não entrando sequer na discussão das "resoluções" das Nações Unidas e da sua celeridade e validade (vidé Sudão), o facto de Annan vir com estas declarações a poucos dias das eleições nos E.U.A. é vergonhoso porque é claramente meter a foice em seara alheia. Se a intervenção era ilegal já o devia ter dito com todas as letras há muito tempo - uma ideia ao acaso, talvez na altura da invasão - vir dizê-lo agora só prova que as Nações Unidas não servem de nada e que quando deveriam estar preocupadas com o que se passa na Coreia, no Irão e no Sudão andam a meter-se na política interna dos E.U.A. Infelizmente, parece que vamos dar mais dinheiro para subsidiar burocratas.

Crónica da Sibéria

Ainda na categoria desperdício de papel, o Euro-Bééé Miguel Portas consegue escrever uma crónica inteira a dizer que o Putin está errado e que a Europa é cúmplice, mas esquece-se convenientemente de apresentar uma alternativa. Talvez o regresso ao Estalinismo na Rússia? Que estas modernices das (quase-)democracias deram-lhes para os independentismos. Nos bons velhos tempos, deportava-se a população toda da Chechénia para a Sibéria (outra vez). Lá que lhe salta a veia bolchevique, salta: "Putin aproveitou a crise para dar mais um passo para se transformar no novo czar das rússias". Assim mesmo. E os czares já sabemos como lidar com eles, certo? O Putin Romanov que se ponha a pau.

Crónicas do Enterior Desquecido

"Há-dem" ler a crónica do Jorge Coelho sobre o discurso de Bagão Félix na TV. Não só é uma pérola da escrita monofrásica (um parágrafo inteiro é coisa complexa), como já li tudo duas vezes e ainda não consegui perceber um único argumento, talvez por não os encontrar. Um exemplo claro:

"Mas passemos à análise do discurso de Bagão Félix.

É estranho. Só faltou dizer que o País estava de tanga.

Bagão Félix passou um atestado de incompetência ao Governo anterior.

O Governo de Santana Lopes chumbou o Executivo de Durão Barroso. A coligação PP/PSD chumbou o Governo da coligação PSD/PP."


quarta-feira, setembro 15, 2004

Missing In(action)

Não fui eu
Mais um adiamento da afixação das listas dos professores. David Justino, desaparecido em combate há allguns meses ainda não teceu qualquer comentário sobre o assunto nem ocorreu a ninguém ir perguntar-lhe que magnífico software comprou?

Trova do partido que passa

Pergunto ao vento que passa
notícias do partido
e o vento cala a desgraça
o vento faz-se esquecido.

Pergunto aos rios que levam
tanto sonho à flor das águas
e os rios não me sossegam
levam sonhos deixam mágoas.

Levam sonhos deixam mágoas
ai rios do meu partido
minha pátria à flor das águas
para onde vais? Estás perdido?

Se para o sábio poeta olhas
"Para a esquerda" te diz
"Para um partido sem rolhas
Esse é o partido que fiz "

Pergunto à gente que passa
por que vai de olhos no chão.
"Para nem ter de ver a desgraça
que é o filho do grande patrão."

Vi florir os jovens modelos
direitos e bem engomados.
Citando pelo cotovelos
e de Armani socializados.

E o vento não me diz nada

ninguém diz nada de novo.
No PS só sardinhada
E a boca cheia de povo.


Início do Ano Parlamentar

No início da sessão legislativa, os jornais foram à procura dos temas que os partidos querem que marquem o ano. Os partidos do Governo falam da Justiça e do Código da Estrada. O PCP acha que num ano não se pode fazer grande coisa e só fala no aborto. Os bééés falam de uma coisa nova (o aborto)e dada a sua capacidade de previsão do futuro preparam já uma lei alternativa à lei do arrendamento que, por sinal, ainda nem sequer foi apresentada. Mas será que não há assuntos mais importantes a serem debatidos? Um ano inteiro de actividade parlamentar para se debater o aborto?
Ah, é verdade, não havia outro partido? Esse não tem estratégia porque depende do líder. Nada como ter convicções firmes.

Diz ao roto ao nu...

Do Público:
"Pacheco Pereira critica 'soberba' de Bagão Félix"
... por que não te vestes tu?

Sardinhada à Socialista II

It's all abour me, me, me
It's all about Me, Me, Me!
Como se esperava, a conclusão branda da sardinhada socialista não convence Narciso Miranda que diz que mesmo sem o PS tem o apoio do povo e muita obra para fazer. Teme-se um "Fátima Felgueiras II - The Sequel". Autarcas manhosos do PS que perdem o apoio do partido mas continuam a ganhar eleições. E tudo isto se passa graças aos dois principais partidos não terem a coragem de passar de uma vez uma lei que limite os mandatos nas autarquias.

O Sonho de Vital Moreira

Vital Moreira já o tinha pedido. A Net concedeu-lhe o desejo. O sufrágio universal (mais ou menos) e virtual para as eleições americanas chegou e está aqui. Em Portugal ganha o Kerry de longe, o que não está mal porque ele quer privatizar a Segurança Social, enviar mais tropas para o Afeganistão, etc. Havemos de ver o Vital Moreira a defendê-lo.

Onde está o Moore quando se precisa dele?

A CBS admitiu que "se esqueceu" de verificar a autenticidade dos documentos (acerca do serviço militar de Bush) que revelou a semana passada. Espera-se que o Michael Moore salte em cima da estação de forma tão violenta como atacou a Fox no seu panfleto "Fahrenheit 9/11".

Rainha da Sucata

No melhor estilo mão na anca a que o Béééé já nos habituou, a deputada municipal Alda Macedo invadiu uma reunião da Câmara do Porto para uma performance intitulada "Rainha da Sucata" (adaptação de Francisco Louçã)em que insulta vereadores, se insurge contra a governação do município, chora pelos excluídos e ainda cola cartazes a dizer que já fez abortos, tudo com a cesta de faneca na cabeça. A crítica é unânime em considerar que a peça é perfeita, mas que o local deixa a desejar. Os responsáveis do mercado do Bolhão já foram contactados para futuras performances.

Sardinhada à Socialista

Fresquinhas
Saiu finalmente o relatório do PS sobre a peixeirada em Matosinhos. Seabra e Narciso safam-se com um puxãozinho de orelhas enquanto os respectivos testas de ferro são postos a andar do partido. Sócrates está contente, mas ainda assim aceitou o apoio das duas varinas com "serviços prestados" e "mérito".

terça-feira, setembro 14, 2004

Pesadelo

A Bééééé Joana Amaral Dias a queixar-se da exposição mediática na TV e o Mário Soares a dissertar sobre as eleições nos E.U.A. são de mais para mim. Vou dormir.

Se isto não é estar a pedi-las...

Knokked
Ah, nada como uns dias de Verão na chuvosa costa belga...mas enfim, voltei vivo. Constipado mas vivo.

segunda-feira, setembro 13, 2004

Knokke(d) Out!

Prainha Linda
Pois é, ainda mal comecei e já a interromper... Enfim... vou estar KO até terça-feira na linda (blarghhh) versão belga de Albufeira, Knokke. Vou tentar voltar...

domingo, setembro 12, 2004

Simpatias II

Farol
O Causa Liberal também! Para a "causa-farol" fica também o obrigado:

Turning, she looked across the bay, and there, sure enough, coming regularly across the waves first two quick strokes and then one long steady stroke, was the light of the Lighthouse. It had been lit.

Virginia Woolf, To The Lighthouse