"Quid Rides? De te fabula narratur." Horácio.

segunda-feira, setembro 27, 2004

De volta e tudo na mesma...

Marvão


Já uma pessoa não pode tirar uns dias para ir à terra mais mágica do país (Marvão, obviamente) que quando volta está tudo exactamente na mesma.

- Uma tragédia no Algarve com uma criança assassinada serve de pretexto a peregrinações, violações do segredo de justiça e a 25 minutos de noticiário na SIC Notícias (auto-intitulada de serviço público) com entrevistas ao cão, ao gato e ao canário da aldeia. Não serve para uma reflexão séria sobre o que anda a Segurança Social a fazer neste país quando deixa crianças nas mãos de "famílias" destas enquanto milhares de potenciais pais adoptivos ficam à espera anos a fio. Já era tempo da legislação desmistificar a paternidade biológica. Os pais não são donos nem têm qualquer direito em relação aos filhos, têm apenas deveres. Se não cumprirem os deveres, o Estado tem o direito e a obrigação moral de lhes retirar os filhos, sem mais. Os exemplos de incúria para com as crianças são vários e os do mau funcionamento da Segurança Social, que com base numa qualquer teoria de que os filhos estão sempre melhor com os pais biológicos comete erro atrás de erro, são ainda mais. Era bom que as assistentes sociais começassem a ser responsabilizadas pelos relatórios que fazem e pelas recomendações de manutenção das crianças no seio das "famílias" a que pertencem.

- Ainda na categoria "mais do mesmo" Celeste Cardona foi nomeada para a administração da CGD. É óbvio que a Caixa é hoje em dia, como as restantes empresas públicas, um repositório de ex-governantes desempregados. Não é um problema de partidos (o PS fez o mesmo - veja-se o caso de Armado Vara) é um problema de fundo. A solução há muito que é conhecida: privatize-se de vez a Caixa e acabe-se com este resquício de marxismo de concentração do capital nas mãos do Estado porque o Estado é mau gestor. Estas nomeações são a prova.

- Sócrates "limpou" as eleições no PS, como previsto. João Soares, o "experiente" que nunca foi eleito para nada, mostrou que representa o papá e pouco mais. Manuel Alegre devia seguir à letra a sua teoria de rejuvenescimento e sair de uma vez da Assembleia da República dando lugar a alguém mais jovem e poupar-nos também as exibições públicas de mau perder.

- Ainda não há notícia da colocação dos professores e as explicações de David Justino acusando o seu Secretário de Estado de ser responsável uma vez que delegou nele essa responsabilidade são a prova da falta de vergonha na cara da maioria dos nossos governantes. O Ministro é responsável porque foi ele que delegou e se recebeu "informações incorrectas" a culpa também é dele que não as verificou. Para vir sacudir a água do capote desta maneira, mais valia ter ficado calado. Enquanto isto, descobriu-se que não são só os alunos que adoecem todos ao mesmo tempo, os professores também sofrem do mesmo problema e há sempre "médicos" disponíveis para o atestar devidamente. Não há é juntas para enviar esses "médicos" de volta à faculdade para aprenderem a reconhecer os sintomas das doenças fraudulentas que afligem o corpo docente.

- Três pessoas morreram quando assistiam a uma "corrida" de automóveis numa estrada pública. A polícia sabe onde se realizam as corridas, sabe quando se realizam e até sabe quem corre. Só não sabe prendê-los.

- Enfim, o Belém continua bem lançado (graças à colaboração alheia) e é hoje que passamos para primeiro.