"Quid Rides? De te fabula narratur." Horácio.

quarta-feira, setembro 29, 2004

Saleiro e o epítome do cartel - Act.

Mais barata


Parece que a autoridade da concorrência acordou e recomenda a abertura de postos de abastecimento nos hipers. É boa ideia, dada a sua notória incapacidade de regular os revendedores em Portugal, pelo menos que se quebre o seu domínio de mercado através de novos concorrentes. Obviamente, António Saleiro é contra: "Não consegui perceber esta vontade louca que a Autoridade da Concorrência tem em estar permanentemente a dizer que só nas grandes superfícies se pode vender mais barato."
Talvez fosse boa ideia explicar-lhe o que é um cartel:
"A cartel is a group of producers whose goal it is to fix prices, to limit supply and to limit competition".
Há que reconhecer que Saleiro e a sua Associação cumprem a definição à letra. Mantêm os preços artificialmente altos, controlam a rede de distribuição limitando assim a oferta e fazem tudo por tudo para limitar a concorrência. Não faltava mais nada do que ter hipers a vender combustível.

No DN de hoje (29/09) Saleiro volta ao ataque no drama do cartelzinho indefeso às mãos de concorrentes mauzões. Segundo uma Breve (sem link) a Anarec queixa-se das gasolineiras praticarem concorrência desleal e pede a intervenção da Autoridade da Concorrência e do fisco! Ouçam o Saleiro e fiscalizem, mesmo!