Cronograma da imbecilidade à brasileira
2006
Um avião da GOL choca em pleno ar. Até agora, a culpa não é de ninguém, mas, de repente, descobre-se que os controladores aéreos são analfabetos e insuficientes e que nenhum aeroporto está em condições. Está instalado o caos aéreo no país. Lula pede uma data limite para a resolução do problema. Continua à espera.
2007
Um juiz proíbe a utilização do aeroporto de Congonhas. Com um jeitinho do governo, autoriza-se a utilização desde que se encerre o aeroporto quando chover (!).
(Citações da Folha)
Maio
Por determinação da Justiça e da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), a pista principal do terminal --que está mal conservada e passará por reformas neste ano-- deve ser bloqueada sempre que a água acumulada sobre o asfalto ultrapassa 3 mm (um milímetro equivale a um litro de água por um metro quadrado), para evitar que os aviões derrapem. As obras visam a sanar o problema.
Junho
Depois de passar por reformas, a pista principal de Congonhas foi liberada para pousos e decolagens no dia 30 de junho. No entanto, ela foi liberada sem que fosse feito o grooving (ranhuras para dar mais aderência aos pneus dos aviões e facilitar o escoamento da água).
Julho, dia 16 - chuva em São Paulo
A superintendência regional da Infraero em São Paulo descartou problemas na pista principal do aeroporto de Congonhas (zona sul de São Paulo), local onde uma aeronave da empresa Pantanal derrapou na segunda-feira (16).
Julho, dia 17 - chuva em São Paulo
O vôo 3054 da TAM --com passageiros a bordo-- derrapou na noite desta terça-feira quando pousava no aeroporto de Congonhas (zona sul de São Paulo) e bateu contra um depósito da empresa que fica do lado oposto da avenida Washington Luís. O choque provocou um incêndio de grandes proporções.
Para ajudar à festa, algum inteligente autorizou a abertura de um posto de gasolina à frente da cabeceira da pista.
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