"Quid Rides? De te fabula narratur." Horácio.

quarta-feira, setembro 29, 2004

Ainda os Combustíveis

A Autoridade da Concorrência colocou para consulta pública as recomendações ao Governo para a liberalização do mercado de combustíveis. Aqui ficam alguns pontos interessantes:
O mercado da refinação é um monopólio detido pela empresa líder nos mercados a jusante (Galp). A Galp é, igualmente, a empresa que controla uma parte muito significativa, quer dos terminais marítimos petrolíferos nacionais, quer da tancagem utilizada na armazenagem destes produtos.A Galp detém também o controlo do único terminal terrestre de distribuição de combustíveis (Aveiras).
O mercado nacional de retalho dos combustíveis apresenta várias características de um mercado oligopolístico, verificando-se vários factores que facilitam comportamentos colusivos;
Concentração da oferta – cerca de 80% da oferta está concentrada nas 8 empresas petrolíferas que actuam no mercado, sendo que as três principais têm uma quota da ordem dos 70%; acresce que, por força da estrutura do mercado da refinação, mais de 90% dos produtos comercializados provêem da Galp.
Produto homogéneo
Fraco grau de inovação

Os hipermercados serão aqueles que têm mais condições de poderem exercer algum poder negocial, desde que adquiram uma posição mais significativa no mercado.
Para quem ainda tiver dúvidas, como o Sr. Saleiro, há muito mais