"Quid Rides? De te fabula narratur." Horácio.

domingo, outubro 31, 2004

London Watercolours I

Big Ben


For having lived in Westminster-how many years now? over twenty,-one feels even in the midst of the traffic, or waking at night, Clarissa was positive, a particular hush, or solemnity; an indescribable pause; a suspense (but that might be her heart, affected, they said, by influenza) before Big Ben strikes. There! Out it boomed. First a warning, musical; then the hour, irrevocable. The leaden circles dissolved in the air. Such fools we are, she thought, crossing Victoria Street. For Heaven only knows why one loves it so, how one sees it so, making it up, building it round one, tumbling it, creating it every moment afresh; but the veriest frumps, the most dejected of miseries sitting on doorsteps (drink their downfall) do the same; can't be dealt with, she felt positive, by Acts of Parliament for that very reason: they love life. In people's eyes, in the swing, tramp, and trudge; in the bellow and the up-roar; the carriages, motor cars, omnibuses, vans, sand-wich men shuffling and swinging; brass bands; barrel organs; in the triumph and the jingle and the strange high singing of some aeroplane overhead was what she loved; life; London; this moment of June.
Virginia Woolf, Mrs Dalloway

Wilde Post De Amanhã

Admiralty Arc


Chegam ao fim os Wilde Post - fica já o de amanhã por motivos logísticos...

"The man who can dominate a London dinner-table can dominate the world."
Oscar Wilde

É para onde vou. A ver vamos... mas acho que o mais difícil é mesmo dominar a comida.
E lança-se o London Watercolours, vem já aí uma a seguir.

Wilde Post do Dia

Bonzinhos


"How clever you are, my dear! You never mean a single word you say."
Oscar Wilde, A Woman of No Importance

"Esperamos que receba tratamento e que fique bem rapidamente"
Departamento de Estado dos EUA acerca de Arafat

sábado, outubro 30, 2004

Publicidade descarada

HTML Dog


Porque eu quero, porque eles merecem, porque têm roupa, chá e tudo e tudo e tudo, porque são meus afilhados e, principalmente, porque fazem emailings com textos destes:

Agora que todas as lojas já colocaram a colecção de Inverno, nós tirámos a de Verão.

A OUTRA FACE DA LUA
sempre tarde e a más horas.


A Outra Face da Lua
Rua do Norte, 86
Bairro Alto - Lisboa
++ 351 213 431 631

Não vão lá, não...

Wilde Post do Dia

Shh!


"He knew the precise psychological moment when to say nothing."
Oscar Wilde

Shhhh! Eles acham que aprovaram (e assinaram e tudo) uma Constituição.

sexta-feira, outubro 29, 2004

Delete?

Delete


Como é que se apagam quatro anos de papéis? Quatro anos de ficheiros? Quatro anos de trabalho? E os quatro anos de bicas e de colegas e de almoços e do resto? Nos filmes americanos cabe tudo numa caixinha. Eu quero um TIR!

Último dia...

Hasta


Hoje é o último dia do resto da minha vida (copyright Patsy).
É mesmo. É hoje! Depois de três semanas demissionário, chegam ao fim quatro anos de trabalho aqui. Foram bons, mas os próximos quatro hão-de ser melhores. Não me apetece despedir de ninguém, nem de nada... só das viagens... a Bruxelas - ou como lhe chamava Bore-ussels. Espero que esta acima tenha sido a última. De sempre. Não é sítio de que se tenham saudades, como do resto...

Wilde Post do Dia

Queda


Whenever people agree with me I always feel I must be wrong.
Oscar Wilde

Santana em queda vertiginosa no barómetro DN/TSF.

quinta-feira, outubro 28, 2004

Visto

Chato


Super Bore Me
(P.S. Quero o dinheiro de volta para ir comer um BigMac)

Leis a Mais

Boda


Neste texto do Sobre o Tempo que Passa, descoberto via Blasfémias)argumenta-se esta coisa extraordinária, defendendo-se ao mesmo tempo uma pretensa visão liberal:
"O(a)s "gays" e a(o)s "lesbians" têm o direito tanto à intimidade da vida privada, como até a um certo grau de protecção pública. Não podem é chamar-lhe o que tem o nome de coisas de outra área. Por exemplo a instituição civil de origem canónica chamada casamento. Não me repugna, pois, o tratamento protectivo e legalizado das uniões entre gentes de hábitos sexuais diferentes dos meus."
A instituição civil de origem canónica, note-se bem. O argumento parece ser que o casamento foi criado pela Igreja e, como tal, embora a sociedade laica e civil se tenha dele apropriado, este tem de continuar a reger-se pelos cânones da Igreja. Ou seja, embora seja civil, a sua origem legitima a discriminação no seu acesso. Nem sequer entrando na discussão da eventual origem do casamento - como liberal ateu que sou quero distância igual de todas as religiões, de preferência muita - vejamos só a parte legal da questão (a única em causa).
O Código Civil, de forma ERRADA num Estado pretensamente laico, distingue (artº 1587) dois tipos de casamento: o civil e o católico. Note-se que não é o civil e o religioso, mas sim o católico num claro e inaceitável benefício de uma religião sobre as outras. Mas não é isso que está - directamente - em causa: existe um casamento civil e outro católico. O católico é problema dos católicos e eles que se entendam. Se quiserem só permitir o casamento de virgens certificadas, obrigar os noivos a jejuar durante seis meses, ou outra exigência qualquer é problema dos católicos que, como cidadãos livres que são, escolherão submeter-se ou não a essas regras. Há grupos de gays e lésbicas que lutam pelo reconhecimento das suas igrejas: isso é problema deles e das respectivas igrejas.
Já o reconhecimento perante a lei é problema de todos nós. No princípio de igualdade, consagrado constitucionalmente, todos os cidadãos têm de ter acesso ao casamento - como ao resto - em condições iguais. Já o Código Civil estabelece impedimentos aplicáveis a todos os que queiram casar (católicos, ortodoxos, ateus) com excepção de um impedimento inserido na altura da aprovação da Lei das Uniões de Facto que deu um novo texto ao artigo 1577 acrescentando a parte a negrito:

Casamento é o contrato celebrado entre duas pessoas de sexo diferente que pretendem constituir familía mediante uma plena comunhão de vida, nos termos das disposições deste Código.

O efeito óbvio deste "de sexo diferente" é o impedimento de uma parte da população do acesso a uma relação jurídica (é disso que se trata numa sociedade laica e é assim que o Código Civil a define). Não só é discriminatório per se como contradiz o princípio previsto na Constituição.

Naquilo que diz, JAM parece ainda defender mais leis. Como sempre, para um liberal, elas não são necessárias. O que temos são já leis a mais ou, neste caso, uma parte a mais na definição da relação jurídica do casamento. Basta o princípio da igualdade para garantir a todos o acesso ao casamento. Não é precisa nenhuma lei específica - e inerentemente paternalista e discriminatória para garantir a alguns cidadãos direitos parecidos perante a lei.

O que está em causa não é a questão prática (se tiverem as uniões de facto têm direitos (quase) iguais) é o princípio de igualdade. Não se podem excluir cidadãos do acesso a relações jurídicas com base em critérios arbitrários. Civilmente - sem as intervenções morais e religiosas de cada um, que nenhum liberal pode querer impor - é o mesmo que dizer que os loiros não podem celebrar contratos de arrendamento.


Estado Puro

Jorge Coelho


Demagogia em estado puríssimo, não refinada, sem corantes nem conservantes com os cumprimentos de Jorge Coelho.

Wilde Post do Dia

Engravatado


"Life, Lady Stutfield, is simply a mauvais quart d'heure made up of exquisite moments."
Oscar Wilde, A Woman of No Importance

"Devo dizer-vos que ontem pus gravata. O momento tinha solenidade, uma solenidade tão rara que justificava a excepção."
Miguel Portas para assistir ao recuo de Barroso, no DN

quarta-feira, outubro 27, 2004

Segundo Round

HTML Dog


No ringue à beira-mar plantado continua o combate. Marcelo trinca a orelha de Paes, Paes dá-lhe com um gancho direito. Terceiro Round em breve. A pressão acumula-se.

Wilde Post do Dia

House of Very Common


Now that the House of Commons is trying to become useful, it does a great deal of harm.
Oscar Wilde, An Ideal Husband

I need more time
José Manuel Barroso, presidente indigitado da Comissão Europeia dirigindo-se à House of The Very Common

terça-feira, outubro 26, 2004

EMEL não é

EMEL


Segundo a AutoMotor, a Empresa Municipal de Estacionamento de Lisboa não existe. A sério, NÃO EXISTE. Nunca ninguém fez uma escritura pública de constituição da empresa. Imaginem as implicações legais de uma empresa que não existe andar a rebocar carros, a multar pessoas, a pagar ordenados. Ou melhor, não imaginem, leiam.

Via Dolorosa

Via Appia, Roma


A crise que se instalou na UE acerca de Rocco Buttiglione levanta-me uma questão (além de outras): por que motivo Buttiglione ainda não a resolveu?
Perante o risco de ver chumbada uma Comissão em cujo projecto teoricamente acredita, por que não sai para não correr o risco de ver esse projecto chumbado?
Como pode alguém aceitar uma redução das funções para que foi escolhido - a proposta de Durão Barroso - mesmo antes de as assumir e não se ir logo embora?
Como pode alguém aceitar a proposta absurda do Parlamento de trocar de funções para ser aprovado e não mandar o Parlamento às urtigas?
Sabendo que as críticas que lhe são feitas têm muito mais a ver com o ódio a Berlusconi e com a espinha dos Açores na garganta do grupo parlamentar socialista do que com alguma coisa que tenha dito, por que se presta a bode expiatório?
Acreditará que mesmo que o aprovem, alguma vez vai conseguir desenvolver um trabalho sério com o Parlamento? Ou aceita esta via dolorosa de humilhação atrás de humilhação numa perspectiva cristã?

Boatos de Respeito

Winners


Esta história da recusa de Clara Ferreira Alves de ir dirigir o Diário de Notícias faz ainda menos sentido do que as crónicas dela em geral. Vejamos, segundo disse foi convidada duas vezes - a primeira por Mário Bettencourt Resendes e a segunda por este acompanhado de Luís Delgado. Segundo diz, ofereceram-lhe "carta branca" e "total independência de meios e equipas". Mas ela recusou por "não acreditar que a Lusomundo Media e a Global Notícias estivessem dispostas a reunir as condições necessárias". Ou seja, digo eu, não acreditou nas garantias que lhe foram dadas por MBR e LD. Ora como é que ela concilia isto com a afirmação que os seus interlocutores "são profissionais que merecem respeito". Que profissionais são eles que lhe dão garantias em que ela não acredita? Que respeito nos merecem aqueles em quem não acreditamos? Mais espantoso ainda é justificar a não aceitação com "boatos" que indicariam tratar-se de um cargo de comissária política. Boatos? A Clara escolhe os boatos em vez da palavra dos profissionais que respeita? Devem ser boatos respeitáveis, mas há disso? Há aqui qualquer coisa que não bate certo.

P.S. A afirmação final - "Creio que o 'Diário de Notícias' perde mais do que eu perco com esta decisão" - é linda, mas falsa. Ganhamos todos.

Paleolítico

Trotsky


Faz hoje 125 anos que este senhor nasceu. Na política de tolerância do Quid e de serviço público na divulgação histórica do Paleolítico, aqui ficam os parabéns a vocês e algumas citações, escolhidas ao acaso, do grande revolucionário:

"If the Revolution has the right to destroy bridges and art monuments whenever necessary, it will stop still less from laying its hand on any tendency in art which, no matter how great its achievement in form, threatens to disintegrate the revolutionary environment or to arouse the internal forces of the Revolution, that is, the proletariat, the peasantry and the intelligentsia, to a hostile opposition to one another. Our standard is, clearly, political, imperative and intolerant."

"You are pitiful isolated individuals; you are bankrupts; your role is played out. Go where you belong from now on / into the dustbin of history!"

"If we had more time for discussion we should probably have made a great many more mistakes."

Wilde Post do Dia - Dobradinha

HTML Dog


Life is never fair, and perhaps it is a good thing for most of us that it is not.
Oscar Wilde, An Ideal Husband

Não vou de Porsche, mas não tenho culpa que a minha mãe tenha um.
Anti-propínico coimbrão, no DN
Wilde Post 2

My dear young lady, there was a great deal of truth, I dare say, in what you said, and you looked very pretty while you said it, which is much more important.
Oscar Wilde, A Woman of No Importance

Para o frasquinho de perfume

segunda-feira, outubro 25, 2004

Perdidos e Achados no Quid

HTML Dog


Se por acaso encontrar 380 toneladas de explosivos perdidos, informe por favor a morada abaixo. Obrigado.


The White House
1600 Pennsylvania Avenue NW
Washington, DC 20500
USA

Arrivederci, Prodi

O caminho


O Presidente cessante da Comissão Europeia nunca foi figura que me inspirasse grande confiança. Além de se ter imiscuído escandalosamente nas eleições italianas, nunca foi capaz de uma liderança séria da União e passou a tempo a fazer asneira.
Hoje, talvez por já estar de saída, faz o dois em um: dois disparates num só dia. Primeiro, apoia a ideia de John Kerry de realizar uma cimeira acerca da Iraque. A que propósito o Presidente da Comissão Europeia comenta ideias de candidatos à Presidência dos EUA não é dito, deixando clara a mensagem de que se trata de algo ainda mais intolerável: um apoio tácito à candidatura de John Kerry. Que eu saiba, ninguém deu ao Sr. Prodi enquanto Presidente da Comissão o poder de apoiar quem quer que seja em eleições. Ordenar-lhe-ia a prudência que em face das divisões internas na Europa acerca das relações com os EUA estivesse calado e deixasse aos países - a quem cabe - a gestão das relações internacionais.
Por outro lado, afirma que os objectivos de Lisboa falharam redondamente como se não tivesse nada a ver com isso. Atira com a culpa para cima dos Estados-membros que, segundo ele, bloquearam o avanço das reformas. É claro que os Estados podem dizer que a culpa foi da Comissão - e do Sr. Prodi - porque não conseguiu mostrar aos Estados a relevância dessas reformas e levá-los a implementá-las.
Felizmente, o senhor vai-se embora esta semana, mas por este andar ainda vai ter tempo para dizer mais uns disparates. E de deixar como herança esse "big failure".

Cheira a leoa

Cinco


Este blogue até é um bom blogue, agora distorcer assim a realidade em relação ao Belém... não havia necessidade!

Wilde Post do Dia

HTML Dog


The only thing to do with good advice is to pass it on. It is never of any use to oneself.
Oscar Wilde
Foi cometido um erro há algum tempo, dando a ideia de que há almoços grátis
Cavaco Silva, responsável pela gratuitidade da Via do Infante ao DN

domingo, outubro 24, 2004

Wilde Post do Dia

HTML Dog


"I have made an important discovery... that alcohol, taken in sufficient quantities, produces all the effect of intoxication."
Oscar Wilde

Alguém tem um Guronsan?

sábado, outubro 23, 2004

A tia chata

HTML Dog


A União Europeia vai lançar novas imagens nos maços de tabaco mostrando os efeitos nefastos do tabagismo. Agradeço a preocupação, mas acho que os 72 milhões de euros a gastar nesta campanha são mais uma prova do avanço inexorável da síndrome do politicamente correcto na UE e do Estado-papá em que se quer transformar, ou melhor, Estado tia chata, que mesmo afastada está sempre pronta a puxar-nos a orelhas quando nos portamos mal. Pela minha parte, já pago mais no seguro de saúde por ser fumador e dispenso pregadores de qualquer espécie com sermões sobre como devo tratar os meus pulmões ou qualquer outro órgão.

Visto

De-Lovely


I wanted every kind of love that was available, but I could never find them in the same person, or the same sex.
Cole Porter

Wilde Post do Dia

Plano C


I may have said the same thing before...but my explanation, I am sure, will always be different.
Oscar Wilde

Santana pede planificação aos ministros
Título do DN (sem link)

sexta-feira, outubro 22, 2004

Blogofagia

Sesta


Leiam isto, isto e isto. Não tenho nada a acrescentar. Vou fazer uma sesta que depois desminto.

Imperdoável

Assim


P.S. Que falha a Charlotte hoje não ter acordado assim!

Beau jour

Belle


Belle

Je dois prendre le dernier métro pour la Place Vendôme. Oui, je sais, c'est un drôle d'endroit pour un rencontre.
Mais c'est l'événement le plus important depuis que l'homme a marché sur la lune. Je ne suis qu'un monsieur de compagnie mais on va, quand même, le fêter à nous deux.
Joyeux anniversaire, Catherine.

Wilde Post do Dia

HTML Dog


True friends stab you in the front.
Oscar Wilde

"Espero que ele morra quanto antes."
Loyola de Palacio sobre a queda de Fidel Castro

quinta-feira, outubro 21, 2004

Por supuesto

Direito


Castro cai e parte o braço... direito.

À frente da TV


-Isso é Coimbra?
- Não, é o Iraque.
- Só barbudos...

300.000 marretadas

Marreta


É (ainda) mais marretada neles! Parabéns!

Booker

The Line of Beauty


Alan Hollinghurst ganhou o Booker Prize com o romance "The Line of Beauty". Espero que sirva para finalmente o traduzirem. Ainda não li, mas li estes e recomendo.

The Swimming Pool Library
"I came home on the last train. Opposite me sat a couple of London Transport maintenance men, one small, fifty, decrepit, the other a severely handsome black of about thirty-five. Heavy canvas bags were tilted against their boots, their overalls open above their vests in the stale heat of the Underground. They were about to start work! I looked at them with a kind of swimming drunken wonder, amazed at the thought of their inverted lives, of how thei occupation depended on our travel, but could only be pursued, I saw it now, when we were not travelling."


The Spell
"The boys glistened and pawed at the ground. They looked like members of some dodgy brainwashing cult.... Alex saw that what he most wanted was happening and groped marvellingly between the different kinds of happiness, the chemicals and the sex. It seemed that happening and happiness were the same, he must remember that, to tell everyone."

The Folding Star"Ivo assumed his scandalous ‘discreet’ manner. ‘I don’t know his name, dear. I just watched him pick him up in here one night. Then the next night he was telling me all about it when the kid comes in again. Couldn’t get enough, Matt said.’ He glanced
both ways along the bar. ‘He had him seven times – and that was just the first night. I was moderately jealous."

Estes rapazes...

Eleições


...poupam-me imenso trabalho no seguimento das eleições americanas. Está aqui tudo compilado. Dá um jeitão. Obrigado.

Wilde Post do Dia

a) o Senhor b) Outro


People fashion their God after their own understanding. They make their God first and worship him afterwards.
Oscar Wilde

"O Senhor disse-me que: a) seria um desastre; b) uma grande confusão"
Pat Robertson televangelista americano acerca do Iraque. Robertson acaba de inventar o "Deus escolha múltipla". No (DN)

quarta-feira, outubro 20, 2004

Requerimento

Lo has requerido?

Lo has requerido?

“Se sanciona con privación de libertad de tres meses a un año o multa de cien a trescientas cuotas al que:
a) importune a otro con requerimientos homosexuales” (Artigo 303 do Código Penal de Cuba)
No
Anacleto

Mas que raio será um requerimento homossexual?

"Requerimiento

La Habana, 20 de Octubre de 2004

Muy Senõr Mío,

Señor Don Anacleto Hambriento, en condición de ciudadano cubano, se dirige a Ustedes por medio de este escrito, a los efectos prevenidos en el artículo 303 del Código Penal, y le notifico y requiero en los siguientes términos que desarrolle actividades homosexuales con el subscritor. "

Será assim que os apanham?



Jet Lag

Jet Lag


Morais Sarmento disparatado, Gomes da Silva alucinado (outra vez), Aarons de Carvalho amnésico, Souto Moura ainda empregado, Sousa Tavares raivoso. É mau de mais. Só pode ser jet lag.

Wilde Post do Dia

Coimbra


I am not young enough to know everything.
Oscar Wilde

Confrontos com a polícia no Centro Gerontófilo de Coimbra. Évora fechada a cadeado.

terça-feira, outubro 19, 2004

Em Trânsito

Em Trânsito


Yo vivía en un barrio
de Madrid, con campanas,
con relojes, con árboles.
Raúl, ¿te acuerdas?
¿Te acuerdas, Rafael?
Federico, ¿te acuerdas?,
debajo de la tierra,
¿te acuerdas de mi casa con balcones en donde
la luz de junio ahogaba flores en tu boca?
¡Hermano, hermano!

Pablo Neruda

Wilde Post do Dia

A Sra Maathai não quer


There is no sin except stupidity.
Oscar Wilde, The Critic as Artist

"condoms cannot prevent transmission of the virus."
Wangari Maathai, Prémio Nobel da Paz

Visto

HTML Dog


O Che como deve ser visto: entretenimento com um toque de comédia.

segunda-feira, outubro 18, 2004

O "Mundo" como eles o vêem

o Mundo


Fico sempre impressionado quando se publicam sondagens sobre a opinião do "Mundo". É um trabalho hercúleo em que imagino entrevistas a agricultores iemenitas e inquéritos a pastores nepaleses. Naturalmente, fico sempre desiludido.
A última "sondagem" ao mundo foi para saber que pensava o mundo da América e de Bush. Tem conclusões muito curiosas, entre as quais a descoberta perturbante de que nem eu nem os meus concidadãos fazemos parte do mundo. Não somos os únicos. numa escolha obviamente séria e aleatória, o mundo é composto pelo Canadá, a França, o Reino Unido, a Espanha, a Rússia, o Japão, a Austrália, Israel e a Coreia do Sul. Tendo em conta o tema da sondagem, torci logo o nariz à amostragem. Afinal, olhando para a escolha que representa a Europa neste "mundo" temos dois países claramente anti-Bush e um com demasiados laços culturais com os EUA para representar o resto do continente nesta questão. Ainda assim, não nos podemos queixar: pelo menos temos representação no mundo, África nem isso.
Se a amostra já é duvidosa pela selecção dos países torna-se hilariante com a selecção dos órgãos que realizam a sondagem. Em França, nada menos que o Le Monde, em Espanha o El Pais e no Reino Unido o The Guardian. Só falta lá o nosso Público e o La Reppublica para termos quórum na Internacional Socialista. O caso no Canadá é ainda mais claro: o jornal escolhido é o La Presse, um jornal francófono lido no Quebeque. Na Austrália é o Sydney Morning Herald, violentamente anti-Howard.
Face a isto, francamente não vi os resultados. Já os sei sem ler.

Doidos por Mary

Renas e veados


Reagindo ao meu post sobre a menção do lesbianismo da filha de Dick Cheney por parte de Kerry, que considerei e considero inaceitável, o chefão do renas e veados diz o seguinte:
"Por acaso a filha de Cheney é assumidamente lésbica há vários anos, por acaso até já fez parte de acções políticas lgbt, por acaso a mãe (agora muito ofendida) até já escreveu um romance lésbico inspirado na filha, segundo a própria, por acaso o pai já falou sobre a homossexualidade da filha num discurso político, e finalmente, e também só por acaso, os pais agora ofendidos nada disseram quando recentemente um republicano insultou a sua filha em plena conferência republicana em Nova Iorque, apenas pelo facto de ser lésbica..."
São tudo óptimos exemplos do inverso daquilo que presumo se pretendesse provar. Se a filha é assumida foi decisão sua, se participou em acções lgbt idem, se a mãe escreveu ou o pai se calou foi porque assim decidiram. A filha é também Republicana e, se calhar, até é contra o casamento de homossexuais. Tem esse direito. Tratam-se de escolhas individuais com as devidas consequências - uma delas poderá ser passar a imagem de que os Cheneys não estão muito à vontade com a sexualidade da filha.
Outra coisa completamente diferente é um terceiro utilizar a sexualidade da filha de um opositor que nem sequer está presente num debate político. Nao é política é politiquice. Kerry não precisa da filha de Cheney - a não ser que seja um medíocre - para responder a Bush sobre a homossexualidade. Precisa de princípios básicos como a liberdade individual e a igualdade perante a lei. Mas como a sua própria política em relação à homossexualidade é, no mínimo, duvidosa - uma vez que é contra o casamento homossexual, violando o princípio da igualdade - recorre a estas técnicas, repito, inaceitáveis para se esconder.

Surpresa no Atlântico

HTML Dog


A CDU ganhou:
"A confirmarem-se em definitivo os resultados até agora conhecidos na Madeira — eleição de dois deputados e o significativo aumento da expressão eleitoral da CDU, traduzido na passagem a terceira força política no mais importante circulo eleitoral (Funchal), num quadro de conhecidas dificuldades e constrangimentos, constituirá uma importante afirmação do papel e da influência do PCP e da CDU nesta região"
"É ainda incerta a confirmação da representação parlamentar nos Açores disputada num quadro de uma campanha eleitoral fortemente bipolarizada, de clara discriminação e construída numa grande desproporção de meios materiais e financeiros, que a não verificar-se (será por uma muita reduzida margem de votos a confirmar no essencial a influência eleitoral da CDU) constituirá um factor marcadamente negativo para o desenvolvimento da vida política naquela região."
O Bloco também deve ter ganho, mas a felicidade é tal que o site está ilegível.