"Quid Rides? De te fabula narratur." Horácio.

terça-feira, outubro 26, 2004

Via Dolorosa

Via Appia, Roma


A crise que se instalou na UE acerca de Rocco Buttiglione levanta-me uma questão (além de outras): por que motivo Buttiglione ainda não a resolveu?
Perante o risco de ver chumbada uma Comissão em cujo projecto teoricamente acredita, por que não sai para não correr o risco de ver esse projecto chumbado?
Como pode alguém aceitar uma redução das funções para que foi escolhido - a proposta de Durão Barroso - mesmo antes de as assumir e não se ir logo embora?
Como pode alguém aceitar a proposta absurda do Parlamento de trocar de funções para ser aprovado e não mandar o Parlamento às urtigas?
Sabendo que as críticas que lhe são feitas têm muito mais a ver com o ódio a Berlusconi e com a espinha dos Açores na garganta do grupo parlamentar socialista do que com alguma coisa que tenha dito, por que se presta a bode expiatório?
Acreditará que mesmo que o aprovem, alguma vez vai conseguir desenvolver um trabalho sério com o Parlamento? Ou aceita esta via dolorosa de humilhação atrás de humilhação numa perspectiva cristã?