"Quid Rides? De te fabula narratur." Horácio.

segunda-feira, fevereiro 28, 2005

Swinging London II

Carnaby Street


The place to be! Para comprar trapinhos, os últimos discos ou simplesmente para ser visto, Carnaby Street era paragem obrigatória. Hoje, ninguém dá nada por ela.

Idiossincrasia Matinal

Cristo


Referindo-se a uma eventual candidatura de Marcelo à Presidência, Menezes diz que Cristo já desceu à terra uma vez. Parece-me que desta só se lhe escorregarem as mãos das argolas.

domingo, fevereiro 27, 2005

Swinging London

Twiggy


Esta semana entramos na máquina do tempo e voltamos aos anos 60 para encontrar a Swinging London desses anos. Para iniciar a série, fiquem com aquela que, tornando-se famosa quando tinha apenas 16 anos, viria a ser a cara oficial desses anos: Twiggy.

sábado, fevereiro 26, 2005

Idiossincrasia Matino-Vespertina

Água


Parece que vem aí água. Pessoalmente, sou contra. Com cinco outros dias para chover por que raio há-de chover ao fim-de-semana quando ainda estou a sacudir a neve do sobretudo? Espero que, com o novo governo, acabe esta pouca-vergonha.

sexta-feira, fevereiro 25, 2005

Cronologia Histórica III

Esperem


As Descobertas

A época que ficaria conhecida como a época de Expansão ou das Descobertas teve início quando vários deputados da facção BÉlica do Partido Comunistas de Todos os Portugueses - Menos os Reaccionários do Paulo Portas (PCTP-MRPP), na altura partido único no país, decidiram avançar para a (Re) Conquista da Av. de Ceuta com a distribuição gratuita de opiáceos às massas populares sedentas de alienação após a conversão de Fátima de centro de peregrinação a centro de apoio à libertação das camaradas muçulmanas, com a correspondente mudança de nome para Al-Fahtma. A expansão por Louçãgrado não ficou por aqui. A facção Renovadora (a favor de uma renovação bolchevique de 1917) liderada em linguagem gestual pelo grande pai (e avô como se viu na votação) Kim-Il Jerónimo I não quis ficar atrás e tomou a Av. da Índia e toda a zona do Restelo ocupando, ou aliás "esquatado" (para não utilizar os anglicismos fascistas e bushistas proibidos pelo aparelho) todas as residências da área. Finalmente, a facção filosófica clássica (coração do Monotburo) ocupou a Av. do Brasil criando um sanatório para a recuperação de capitalistas inaugurado com o internamento de Belmiro de Azevedo após a nacionalização do Continente enquanto a facção dos índios amazónicos que, embora trabalhando em coligação com a facção Renovadora se assumia como autónoma, se perdeu no caminho para a Av. da Índia, onde pretendia chegar antes para demolir as casas e plantar marijuana, acabando na Av. da OLP (ex. Av. dos EUA).


Écrit-moi un Roman IV

Colette


" Vous n'êtes pas du tout une femme convenable , Madame Colette. Vous êtes la fière impudeur, le sage plaisir, l'insolente liberté, le type même de la fille qui perd les institutions les plus sacrées et les familles".
Jean Anouilh sobre Colette

Idiossincrasia Matinal

Directas


100% de acordo.
Nada como umas directas para animar.

quinta-feira, fevereiro 24, 2005

Idiossincrasia Matinal

Onda


É só uma questão de apanhar a onda,
mas não me parece que estes surfistas consigam.

quarta-feira, fevereiro 23, 2005

Écrit-moi un Roman III

Jean Cocteau



"- C'est vous Dargelos ?
- Oui, monsieur.
- Suivez-moi.
Et la troupe se mit en marche.

Les privilèges de la beauté sont immenses.
Elle agit même sur ceux qui ne la constatent pas."
Jean Cocteau, Les Enfants Terribles

Idiossincrasia Matinal

Adeus


Saltos de alegria!
Felizmente, com o novo Governo de certeza
que o subsídio de desemprego vai aumentar, pelo menos, 300%.

terça-feira, fevereiro 22, 2005

Cronologia Histórica II

Revolução


A Crise de 03/05
Foi no mês de Março que começou a crise em que o recém-criado país ficaria envolvido até Maio e que seria baptizada como a Crise de O3/05.
Imediatamente a seguir à tomada de posse do Camarada Eng. no Lux (ex-Assembleia da República e temporariamente Kremlin, que foi depois considerado demodé pelas BB ou Betas do Bloco - grupo de interesse segregacionista do BE formado por meninas com papás professores universitários que sempre sofreram as agruras de uma vida de operariado na Av. Roma) começou um debate violentíssimo sobre a atribuição das verbas - a crédito - a incluir no Plano de Subsídios e Benefícios para a Comuna (ex-Orçamento de Estado).
O camarada Alegre, nomeado bardo oficial das glórias da República Popular Portuguesa, exigia a atribuição total da verba à Gráfica Lisbonense para edições facsimiladas das suas obras colidindo claramente com os propósitos do BB - Bloquistas do Bairro -(grupo segregacionista do BE formado por meninos com papás ricos que sempre lhes pagaram os copos) para quem o dinheiro devia ser atribuído a performances independentes realizadas em armazéns devolutos pelo Grupo de Desempregados do Mahjong.
Por outro lado, os BB - Babes on the Block (grupo segregacionista do BE formado por homens rejeitados pelas BB - Betas do Bloco por serem classe média) pretendiam que o dinheiro fosse gasto na distribuição gratuita de silicone à porta do Finalmente.
No entanto, o verdadeiro conflito estalou quando alguém sugeriu - obviamente, um fascizóide infiltrado - que o país não tinha capacidade para subsidiar nada. Os insultos foram de tal monta - "Católico!", "Heterossexual!", "Alfabetizado!" - que o Lux foi encerrado e os debates interrompidos durante dois meses. O governo em Gestão limitou-se a aprovar decisões de pouca importância e consensuais como a demolição do Cristo-Rei, a alteração do nome da Ponte Vasco da Gama - claramente colonialista - para Ponte Freitas do Amaral ou a abolição dos Maserati no distrito de Aveiro.
A Crise seria resolvida com a atribuição das verbas ao recém-criado Ministério para a Igualdade na Distribuição de Subsídios presidido pela veterana Camarada Maria de Belém, mais tarde Maria de Vladivostok (Belém era católico-fascizante) mais tarde Irina de Vladivostok (Maria também).

Écrit-moi un Roman II

Marcel Proust


"Pendant ces promenades Gilberte me parlait de Robert comme se détournant d'elle, mais pour aller auprès d'autres femmes. Et il est vrai que beaucoup encombraient sa vie, et comme certaines camaraderies masculines pour les hommes qui aiment les femmes, avec ce caractère de défense inutilement faite et de place vainement usurpée qu'ont dans la plupart des maisons les objets qui ne peuvent servir à rien. Il vint plusieurs fois à Tansonville pendant que j'y étais. Il était bien différent de ce que je l'avais connu. Sa vie ne l'avait pas épaissi, alenti, comme M. de Charlus, mais tout au contraire, amis opérant en lui un changement inverse, lui avait donné l'aspect désinvolte d'un officier de cavalerie-et bien qu'il eût donné sa démission au moment de son mariage--à un point qu'il n'avait jamais eu. Au fur et à mesure que M. de Charlus s'était alourdi, Robert (…) était devenu plus élancé, plus rapide, effet contraire d'un même vice."
Marcel Proust, Le Temps Retrouvé

Idiossincrasia Matinal

Aiáaááá


Receio bem que tenha de a lembrar.
(E sim, andei a treinar para eventuais retaliações)

segunda-feira, fevereiro 21, 2005

Écrit-moi un Roman

André Gide


"Des jeunes gens qui se cherchent; d'autres qui se fuient... Le soir, des amants qui s'embrassent, d'autres qui se quittent en pleurant... La pièce est finie"

André Gide, Les Faux-Monnayeurs

Cronologia Histórica

Fundador


Fundação

A 20 de Fevereiro de 2005 era fundada, na zona mais ocidental da antiga Península Ibérica (actual Península dos Combatentes Anti-Fascistas), a República Popular Portuguesa com capital em Louçãgrado(ex-Lisboa).
Por todo o país - desde as províncias de Novo Dragovski no Norte (antigo Minho) à Amaral Diétia do Sul (que tinha o nome fascista de Algarve), houve manifestações de júbilo - devidamente controladas pela GNR (Guarda da Nova Revolução) e pela PSP (Polícia de Subintendência Política) - pela ascensão do Camarada Eng. (nomenclatura adoptada na Revolução do Caviar que precedeu a fundação) à presidência do Monotburo (foi abolido o Poli).

Idiossincrasia Matinal

Next


Já recuperei! Estou em forma, prontinho para me opor e para dar um tareão ao primeiro Trotskista, Maoísta, Marxista, Leninista, Estalinista ou outro ista qualquer desses que há tantos no país que me apareça a querer nacionalizar o jardim para a reforma agrária ou a atribuir os quartos lá de casa a camaradas de outras comunas. No pasarán.

Idiossincrasia Nocturna

Queda


Camaradas, bem-vindos à Coreia do Norte da Europa.
Para quem achar que em nenhum país remotamente civilizado
ainda há de Trotskistas e Marxistas-Leninistas,
há pedidos de asilo político aqui.

sábado, fevereiro 19, 2005

Dia de Reflexão

Reflexão


Reflicto, reflicto, reflicto.
Reflicto e mesmo assim não vejo nada.

sexta-feira, fevereiro 18, 2005

A Angústia do Eleitor Perante o Boletim

HTML Dog


Decidi torna-me metódico e analisar as minhas opções para Domingo. Vamos por partes:

CDU

Prós:
- Voltávamos a ter um país de operários, agricultores e pescadores com que o PC ainda não parou de sonhar. Outro dia o Jerónimo queixava-se do número de empregos na pesca que tínhamos perdido desde os anos 70, não se lembrou do número de empregos que ganhámos na informática. Se calhar porque soa melhor defender o agro-mar do que o Windows XP.
- Ia ter muito mais férias, o horário de trabalho reduzido a 15 horas semanais, direito a tudo e mais alguma coisa sem pagar.

Contras:
- O símbolo faz-me urticária. Nem consigo pronunciar a f... e o m...
- Aposto que atribuíam o meu jardim a um agricultor qualquer que me ia arrancar as bouganvílias para plantar couves.
- Saíam da União Europeia e eu passava a ter de ir três horas antes para o aeroporto para embarcar para Madrid.
- Se se sabe na família, sou deserdado.
- Ia pagar as férias lá de cima com o desemprego; e as prestações sociais todas com a bancarrota do Estado.
BE

Prós
É o voto moderno e radical, urbano e solidário. O voto literato, culto e ao mesmo tempo jovem e irreverente. Um bocadinho Rosas, mas com uma pitada de Drago. Vai bem com o Bairro Alto e para acompanhar strogonoff.

Contra
Isto é uma campanha publicitária, não é um partido.
Ter de levar com o mal vestido do Louçã ainda mais vezes na TV.

PP

Prós
Umas Forças Armadas fantásticas, bem equipadas, bem pagas e motivadas com submarinos em todas as praias, F18 sobre as cidades, vilas e aldeias e minas nas fronteiras.

Contras
Mas alguém prevê uma guerra?

PS

Prós
Vai haver dinheiro para tudo! Aumentar as reformas, baixar os impostos, aumentar os benefícios fiscais, isentar estradas de portagens, etc. Uma verdadeira festa!

Contras
Ainda estou de ressaca da última festarola rosa.

PSD

Prós
Que importa? (Ver contras.)

Contra
O Santana, meu Deus, o Santana!

Laughing It Off VI

The Office



David Brent: Those of you who think you know everything are annoying to those of us who do.
The Office, 2001

Idiossincrasia Matinal

HTML Dog


Os Socialistas já celebram a vitória (nas sondagens)
e Sócrates até já fala de resutados.
Andam nas nuvens.

quinta-feira, fevereiro 17, 2005

Ando com uma cara...

HTML Dog



HTML Dog



HTML Dog



HTML Dog




Laughing It Off V

Fawlty Towers



Basil Fawlty: Is something wrong?
German Guest: Will you please stop talking about the war?
Basil Fawlty: Me? You started it.
German Guest: We did not!
Basil Fawlty: Yes you did, you invaded Poland.
Fawlty Towers, 1975-1979

Idiossincrasia Matinal

HTML Dog
O Presidente quer "políticos altamente preparados".
As jotas levaram o pedido à letra e já se começaram a preparar.
Obviamente, o Presidente já não tem tempo.

quarta-feira, fevereiro 16, 2005

Andorinha Pousada

Andorinha Pousada


Não sei exactamente por que carga de água (daquelas virtuais, que não molham ninguém), mas comecei a receber no e-mail do Quid mensagens da Nova Democracia ou dos "Maneldicentes", como preferirem.
O último, que me foi enviado hoje por João Carvalho Fernandes - obrigadíssimo João - apresenta o programa. Como democrata que sou(mas não dos novos)comecei a ler a mensagem e cheguei ao ponto dos pomposíssimos princípios:
2. Princípios

A) ÉTICOS
a) Defesa do princípio da inviolabilidade da vida humana;
b) Defesa do casamento apenas entre pessoas de diferente sexo;
c) Defesa do direito da criança adoptada à biparentalidade;
d) Defesa da liberdade dos Pais na decisão quanto à educação sexual dos filhos.

B) POLÍTICOS
a) Defesa da liberdade de escolha dos cidadãos;

Ora digo eu ao Manel: como raio é que se defende a liberdade de escolha dos cidadãos e ao mesmo tempo se limita essa escolha ao sexo oposto? E digo mais, se o Estado não deve impor a educação sexual aos filhos de ninguém, ou seja, não se deve imiscuir nas decisões familiares, por que motivo deve decidir que adulto pode casar com que outro adulto? E como é que esse partido tem o desplante de se afirmar liberal com estes "princípios éticos"?
Esta Nova Democracia parece-me velha de mais para voar.

Laughing It Off IV

Yes, Minister



Sir Humphrey Appleby: You see, the British foreign office has had the same basic goal for at least the last five hundred years, and that is to create a disunited Europe. In that cause, we've fought with the Germans against the French and Spanish, with the Turkish and French against the Russians, and with the French and Russians against the Germans and Italians. It's the old divide and rule, you see, that's why we want to break up the European Union. We tried to break it up from the outside, but that wouldn't work. Now that we're inside we're free to make a complete pig's breakfast of the whole thing. We can set the Spanish against the Germans, the Germans against the French, the French against the Italians. Foreign office is terribly pleased, it's just like old times.
James Hacker: But if that's true, why is the foreign office pushing for higher membership?
Sir Humphrey Appleby: I'd have thought that was obvious. The more members an organization has, the more arguments it can stir up. The more futile and impotent it becomes.
James Hacker: What appalling cynicism.
Sir Humphrey Appleby: Yes, minister. We call it diplomacy.

Yes, Minister, 1980-1984

Excêntrico

Money


A União Europeia acabou de criar mais um excêntrico!
Menos mal, porque com a Santa Casa não me safava.
Não sei que estádio comprar...

Idiossincrasia Matinal

Equilíbrio


Ainda estou tonto com a ideia socialista de equilíbrio de contas.
"Deves-me dinheiro, mas eu declaro que não me deves nada. "

terça-feira, fevereiro 15, 2005

Indecisão

Laço


Mas, afinal, ponho o laço ou não ponho o laço?
Antigamente as ordens do partido eram claras.
Com esta esquerda moderna uma pessoa nem sabe o que vestir.

Laughing It Off III

Allo, Allo



René: This is my wife, Edith. I have told her everything.
Michelle Dubois: Will she talk?
René: Incessantly. But not about anything important.
'Allo 'Allo!, 1982-1992

Idiossincrasia Matinal

Casa comigo


As mulheres inglesas não estão para aí viradas.
Essa história de um tipo lá por casa não lhes parece bem.
Obviamente, faltam-lhes os valores essenciais e quem os defenda.
Como diria Portas, é o mundo ao contrário.

segunda-feira, fevereiro 14, 2005

Miopia

Onde?


Alguém me ajuda, por favor? Não consigo encontrar as três razões para votar no PS. Encontro uma para votar em quem quer que seja, uma para votar em qualquer um menos no PSD e uma para me modernizar e converter-me ao Feng Shui ou coisa do género. Mas PS, nada.

Luto

Madonna, a outra


Este blogue - republicano, liberal e laico -suspende toda a actividade e decreta o luto numa tentativa clara de aumentar as visitas no Sitemeter. Obrigado e que a Virgem vos abençoe e às vossas famílias.

Laughing It Off II

Patsy Stone


Patsy Stone: The last mosquito that bit me had to book into the Betty Ford Clinic.
Absolutely Fabulous, (1992)

Idiossincrasia Matinal

Cristo


Neste dia de S. Valentim, não podemos esquecer aqueles de quem ninguém gosta, os perseguidos que vivem sem apoio, que atormentados pela incompreensão continuam a lutar pelo nosso futuro comum. Lembremos, pois, aqueles que só querem o nosso amor, verdadeiros cristos do bem da pátria.

domingo, fevereiro 13, 2005

Ridere

HTML Dog


Impagável. O Emérre Pêpê no Jaquinzinhos.

Laughing It Off

Mrs. Bucket


Cheer up, lads! É a semana Britcom no Quid para esquecer a campanha eleitoral!

Hyacinth Bucket: I better answer that. It's probably somebody very important.The Bucket residence, the lady of the house speaking! It's Bouquet! B-U-C-K-E-T!

Hyacinth: When people ask you what you have for breakfast, don't tell them cornflakes. You eat an exclusive european high fibre breakfast.
Richard Bucket: Who recommended it to you?
Hyacinth: The Dutch Royal Family.

sábado, fevereiro 12, 2005

Pyra

Arthur Miller


"Well, all the plays that I was trying to write … were plays that would grab an audience by the throat and not release them, rather than presenting an emotion which you could observe and walk away from."
Arthur Miller, 1915-2005

sexta-feira, fevereiro 11, 2005

Première(s) à Paris VI

Beau Travail


J'avais l'impression qu'il me fallait analyser ce que contenait le mot « étranger ». De là est venue assez vite l'idée de Djibouti, comme terre vraiment étrangère, et puis celle de la Légion étrangère. J'ai compris qu'il y avait là dedans quelque chose d'étranger pour moi… surtout ce monde d'hommes, beaucoup plus finalement que Djibouti. Ce qui fait que des hommes s'engagent dans la Légion m'était vraiment étranger.
Claire Denis, Beau Travail (1999)

Idiossincrasia Matinal

Larga a vara


Acaba-se parte da pouca-vergonha.
Os autarcas têm pelo menos de suspender os mandatos.
Eu continuo a achar que quem quer mudar de emprego, deixa o anterior.
Não fica com a vara na mão como segurança.

quinta-feira, fevereiro 10, 2005

Première(s) à Paris V

La Haine


"C'est l'histoire d'un homme qui tombe d'un immeuble de 50 étages. Le mec au fur et a mesure de sa chute se repète sans cesse pour se rassurer: jusqu'ici tout va bien, jusqu'ici tout va bien, jusqu'ici tout va bien. Mais l'important c'est pas la chute, c'est l'aterrissage.
La Haine, Mathieu Kassovitz (1995)

Idiossincrasia Matinal

Salto


Parece que é desta que há um salto para o futuro no Médio Oriente.
Resta saber se há água na piscina.

quarta-feira, fevereiro 09, 2005

Première(s) à Paris IV

Amélie


Jeune fille timide, elle cultive um goût particulier pour les tout petits plaisirs:plonger la main au plus profond d'un sac de grain, briser la croûte des crèmes brulées avec le dos de la petite cuillière ou faire des ricochets sur le Canal St. Martin.
Le Fabuleux Destin d'Amélie Poulain, Jean-Pierre Jeunet (2001)

Idiossincrasia Matinal

Esgrima
Acabaram-se as facadas nas costas.
Depois de Freitas, agora é Cavaco que também virou PS
(ou viraram ambos BE?).
Espadas, floretes e sabres, mão em posição de supinação, touché!
P.S. Afinal, parece que foi mais uma estocada na - já baixa -
credibilidade dos pasquins nacionais.

terça-feira, fevereiro 08, 2005

Première(s) à Paris III

Juliette Binoche


C’était très bien, ce que vous avez fait pour moi.
Je ne pense pas que je vous manquerai.
Vous vous en êtes sûrement rendu compte: il n’y a vraiment pas de quoi.
Je suis une femme comme une autre.
Je transpire.
La nuit, je tousse.

Trois Couleurs - Bleu de Krzysztof Kieslowski(1993)

Idiossincrasia Matinal

Corram!


Ah, pois! O seguro morreu de velho e, se o BE chega mesmo ao Governo, eu só paro na Finlândia.

segunda-feira, fevereiro 07, 2005

Première(s) à Paris II

Juncos Silvestres

« Vous ressemblez au Chêne de la fable, Mariani, faites attention à vous. »
Les Roseaux Sauvages de André Téchiné (1994)

Le Chêne un jour dit au Roseau :
Vous avez bien sujet d’accuser la nature ;
Un Roitelet pour vous est un pesant fardeau.
Le moindre vent qui d’aventure
Fait rider la face de l’eau,
Vous oblige à baisser la tête :
Cependant que mon front au Caucase pareil,
Non content d’arrêter les rayons du soleil
Brave l’effort de la tempête.
« Tout vous est aquilon ; tout me semble zéphyr,
Encor si vous naissiez à l’abri du feuillage
Dont je couvre le voisinage,
Vous n’auriez pas tant à souffrir :
Je vous défendrai de l’orage ;
Mais vous naissez le plus souvent
Sur les humides bords des Royaumes du vent
La Nature envers vous me semble bien injuste.
Votre compassion, lui répondit l’Arbuste,
Part d’un bon naturel ; mais quittez ce souci.
Les vents me sont moins qu’à vous redoutables.
Je plie et ne romps pas. Vous avez jusqu’ici
Contre leurs coups épouvantables
Résisté sans courber le dos ;
Mais attendons la fin. Comme il disait ces mots,
Du bout de l’horizon accourt avec furie
Le plus terrible des enfants
Que le Nord eût porté jusque-là dans ses flancs.
L’Arbre tient bon ; le Roseau plie.
Le vent redouble ses efforts,
Et fait si bien qu’il déracine
Celui de qui la tête au ciel était voisine,
Et dont les pieds touchaient à l’empire des morts.

Jean de La Fontaine, Fables I