"Quid Rides? De te fabula narratur." Horácio.

sábado, maio 06, 2006

Mibéria - The Sequel


Olé

San Sebastián: 14:30

- Boa tarde, como cheguei mais cedo era para ver se era possível mudar-me do voo das 17:25 para o das 16:00. para Madrid
- "A ver"
(10 minutos)
- Son 65 euros.
- 65 euros? Mas o voo está vazio! Vão ficar com um lugar vazio em vez de despachar já um passageiro e libertar um lugar no voo seguinte?
- O sistema diz que tem de pagar 65 euros.
- Diga, por favor, ao sistema que não pago.
- Es que la tarifa no permite cambios.

San Sebastián, 17:00
Iberia informa que el vuelo de las 17:25 está retrasado. Partida prevista a las 18:00.
Pasajero Rocheta, presentese, por favor, en el balcón número uno.

- Boa tarde, vou perder a minha ligação para Lisboa, certo?
- Não há problema que há outro a seguir, pode ir no das 11 da noite.
- Há dois problemas: um, vou chegar a casa à meia-noite e não às oito como estava previsto; dois, são 65 euros.
- Perdón?
- Para me mudar de voo, são 65 euros.
- Neste não tem de pagar.
- Ah, a tarifa afinal permite? Mas eu queria receber 65 euros, não planeava pagar. Que diz o sistema?
- Tem o direito de reclamar, se quiser.
- Obrigadíssimo, é um direito que exerço regularmente. Fiz convosco 10 voos num mês e já tenho 5 reclamações. Além do mais, os seus colegas devem estar ocupadíssimos.
- Não posso fazer nada, o voo está atrasado por congestionamento aéreo na Europa.
- E não lhe parece curioso que o espaço aéreo só fique congestionado para a Iberia? Os outros aviões cabem.
- O nosso objetivo é a pontualidade.
- Ah, adoro objectivos. E os resultados?
- Tem aqui o novo cartão de embarque.
- E a etiqueta da mala, trocou?
- Não, tem razão.
- Presumo que também seja vosso objectivo os clientes dizerem-vos o que têm de fazer.

A bordo, 18:10
"Boa tarde, fala o comandante xxxx, por motivo de congestionamento aéreo em Madrid a nossa entrada em pista está prevista para as 18:30."

A bordo, 19:00
En seguida les informamos de las puertas de embarque para las conexiones con los siguientes vuelos:
Iberia 3106 con destino Lisboa, puerta K73.

- Desculpe, disse Lisboa?
- A ver... Sim, Iberia 3106, está atrasado, sai às 19:55.

Barajas 19:30, porta K73

- Boa tarde, tenho bilhete para este voo, mas em San Sebastián trocaram-me para o seguinte porque achavam que não ia chegar a tempo. Há lugares?
- Sí, unos 30.
- Posso embarcar neste?
- A ver... No, no puede embarcar.
- Não??? Mas o embarque ainda nem começou e eu tenho bilhete para este voo!
- Sim, mas em San Sebastián trocaram-no para o seguinte. Não o posso deixar embarcar.
- Mas isso não faz sentido nenhum, foi a Iberia que me trocou.
- Queixe-se, se quiser.

Barajas 19:35 Centro de Apoyo al Cliente Iberia
- Boa tarde, perdi a ligação e vinha buscar um voucher para jantar.
- A ver... Em que voo estava?
- 3106, depois trocaram-me para o 3118 e agora não me deixam embarcar no 3106.
- Pero señor, el 3106 todavía no ha salido. Está retrasado
- Que estranho, um voo da Iberia atrasado! Tem a certeza? O seu colega da porta de embarque diz que eu não posso embarcar.
- Pero no puedo considerarlo como conexión perdida porque le da tiempo.
- Importava-se de explicar isso ao seu colega?
- A ver...
(10 minutos a remexer no computador, levanta, fala com colega, senta, remexe, levanta, fala com chefe, senta)
- Tem aqui o seu novo cartão de embarque para o 3118 - troquei-o para um lugar melhor - e o voucher para o jantar.
- Afinal pode?
- O voo já está fechado.
- Dava-me o livro de reclamações, por favor.
- Tem de esperar que aquele senhor está a escrever. Só temos um.
- Quem é o vosso fornecedor de livros? A ver se compro umas acções.
(...)
- Pardon, je crois que j'ai perdu la connexion a San Sebastian.
- Sí, ya ha salido el vuelo.
- Mas como é que o voo já saiu se o anterior chegou com 1.30h de atraso há 15 minutos?
- Usted como lo sabe?
- Porque vim nesse voo. A senhora verificou?
- A ver...
- Attendez, elle n'a aucune idée. C'est Iberia.
(...)
- A partida está prevista para as 20:15 porta K98.

- Tem aqui o livro. Inseriu o número de passageiro frequente?
- Não, tem razão. Quer milhas na Iberia?
- Sim, para viajar com a British Airways.

A bordo, 22:55
Revista Ronda: En Iberia, el cliente primero.
Olé!