"Quid Rides? De te fabula narratur." Horácio.

terça-feira, março 28, 2006

Caracóis, Sandálias e Traições (c)


La Tonta

Roma morreu, viva Roma!
Com o hara-kiri de Catão terminou uma era que já estava tão de rastos que até para morrer teve de usar a faca do pão. Cipião segue o mesmo caminho e César está, finalmente, livre da "Pompeian scum".
Está dado o mote do espisódio que, em vez de Útica, se deveria chamar "Cá se fazem,...".

Os soldados podem voltar a casa e, vendo o que espera Voreno - carinho, um talho e, mais tarde, novas glórias, Pulo tem uma pontinha de ciúme. Provavelmente por não ter nada à sua espera, excepto uma escrava reticente que não vai lá com pulseiras. Mas à espera de Voreno está também uma sentença de morte do mafioso do mercado que quer as sandálias beijadas no Fórum. Saved by the Cesar, Voreno não só se safa como ainda vai para magistrado nas listas de César. Para quem não tinha dado conta, César não é tirano, não senhor: I have legally taken Dictator's powers. I will return those powers to the people and senate as soon as I am able. Ainda andam por aí uns quantos com a mesma teoria, mas serviu para convencer o conservador Voreno.
A pedido de várias famílias, Átia volta em grande. Octávia, na categoria que-bela-bofetada-que-levavas, supera tudo neste episódio - sim, até o banana do Bruto (What kind of men begs for mercy in the first place?). Enquanto continua a "tecer" com Servília, Octávia descai-se sobre a doença de César e acaba em lencóis incestuosos. Como se não bastasse, la muy, muy tonta, acredita em Átia! É possível?
Evidentemente, acaba corrida à chibatada, ela e o irmão, e Servília também não perde pela demora: 5 ou 6 escravos mortos e muitos denarii de prejuízo em roupa e cabeleireiro.

So fica uma pergunta: onde raio se meteu Cleópatra?

PS: Muitos parabéns (ligeiramente) atrasados.