"Quid Rides? De te fabula narratur." Horácio.

quinta-feira, novembro 02, 2006

Esquiringuindum - Crónicas do Brasil VI


Porto Velho

Nunca ninguém ouviu falar de Cuiabá - excepto vocês que são cultíssimos. Fiquem pois a saber - os não cultíssimos, não vocês - que é a capital do Estado do Mato Grosso, que tem a reputação de ser um caldeirão com as águas do rio homónimo a humedecer um calor insuportável. Tudo absolutamente verdade. É um buraco - em todos os sentidos - plantado ao lado do Pantanal. Isto sendo o Brasil, trata-se de um buraco com um milhão de habitantes.
Pontos a reter:
Chove torrencialmente no Verão, pelo que o Inverno é ainda mais desagradável porque nem sequer há a chuva para refrescar.
O peixe é maravilhoso.
As paisagens são absurdas.
O monumento mais famoso da cidade é o marco que assinala o centro
geodésico da América do Sul que, por sinal fica, na realidade, bem fora da cidade.
*
Escala em Brasília, Domingo às 19:00. O analfabeto foi reeleito pelos analfabetos, nada de novo. As mulheres votaram no Alckmin. Obviamente, porque são elas que trabalham. E também foram eleitas, pela primeira vez, Governadoras em 3 Estados. Há esperança.
Do ar, vi as favelas. Em Brasília estão todas organizadas em quadrados perfeitamente delimitados por estradas - de terra batida. Nota-se que o Niemeyer passou por aqui.
No solo, a classe política palita os dentes na fila e cospe os restos para o chão da sala de embarque, embarque esse que ninguém sabe quando vai acontecer porque os controladores aéreos - que não estão em greve - não estão a trabalhar. O Lula já lhes prometeu um aumento - que eles não pediram porque nem sequer estão em greve, só não estão a trabalhar.
*
Nunca ninguém ouviu falar de Porto Velho - excepto vocês que são cultíssimos. Fiquem pois a saber - os não cultíssimos, não vocês - que é a capital do Estado da Rondónia, que tem a reputação de ser um caldeirão com as águas do rio Madeira a humedecer um calor insuportável. Tudo absolutamente verdade. É um buraco - em todos os sentidos - plantado no meio da Amazónia. Isto sendo o Brasil, trata-se de um buraco com um 300 mil habitantes.
Pontos a reter:
Chove torrencialmente no Verão, pelo que o Inverno é ainda mais desagradável porque nem sequer há a chuva para refrescar.
O peixe é maravilhoso.
As paisagens são absurdas.
O monumento mais famoso e símbolo da cidade é isso que vêem na foto.
O rio - nas palavras de um local - tem "os bichos todos a que tem direito". Às vezes, o rio inunda e há visitas inesperadas nas casas ribeirinhas.
Os taxistas têm dvds no tablier do lado do pendura a tocar forró.
Gino e Geno vêm cá dar um concerto ao vivo. O taxista não vai faltar.
*
Meu Deus! Fiquei contente por voltar a São Paulo.
*
O Lula diz que vai fazer um Brasil maior. Eu acho que o Brasil já é grande de mais para os políticos que tem. Só se quiserem anexar o Uruguai e a Bolívia para os restantes Estados ficarem bem nas estatísticas.
*
Vou à procura do Brasil do sol e mar no Espírito Santo. Já cá volto. Se os controladores que continuam sem trabalhar - embora não estejam em greve - me deixarem.