"Quid Rides? De te fabula narratur." Horácio.

quinta-feira, julho 27, 2006

Causa-efeito


Árvore

Ou de como a Semântica se depreende da Sintaxe.

Israel lançou a 28 de Junho um ataque militar contra a Faixa de Gaza, que já provocou mais de cem mortos, na sequência do sequestro de um soldado israelita por milícias palestinianas.
vs
Na sequência do sequestro de um soldado israelita por milícias palestinianas, Israel lançou a 28 de Junho um ataque militar contra a Faixa de Gaza, que já provocou mais de cem mortos.


Há cerca de duas semanas, Israel iniciou uma outra ofensiva militar, desta vez contra o Líbano, na sequência do sequestro de dois outros soldados israelitas pela milícia xiita libanesa Hezbollah.

vs
Na sequência do sequestro de dois outros soldados israelitas pela milícia xiita libanesa Hezbollah, há cerca de duas semanas, Israel iniciou uma outra ofensiva militar, desta vez contra o Líbano.

Nas segundas versões, além de ficar mais clara a relação de causalidade que o jornalista tentou disfarçar, torna-se evidente quão inapropriada é a utilização dos verbos "lançar" e "iniciar". Diria mesmo que se trata de um uso desproporcionado da língua.