"Quid Rides? De te fabula narratur." Horácio.

segunda-feira, setembro 18, 2006

Esquiringuindum - Crónicas do Brasil


Smog Paulo

Não sei quantos habitantes tem São Paulo e tenho seríssimas dúvidas que alguém saiba. Uma coisa é certa: são demasiados. A minha primeira semana na capital da América Latina serviu para confirmar as suspeitas que já tinha: é uma cidade infecta com um gigantesco esgoto a céu aberto com águas negras , o nome pomposo de rio e um cheiro fétido que se sente a quilómetros; um céu permanentemente cinzento que mal se adivinha por entre as lágrimas causadas pela poluição; demasiados carros - culpa evidente do excesso de pessoas - que devem anos à sucata e uma população gigantesca de "caminhões" e "treminhões" que confluem para as duas "marginais" eternamente saturadas; umã exposição permanente de má arquitectura, péssimo urbanismo e utilizações criativas de restos de materiais de construção. Ah, também é o centro financeiro do país que é o que obriga muitos incautos, como eu, a vir cá.
Se há pontos positivos em São Paulo? Não me lembro, mas há várias auto-estradas que saem da cidade e fiz o que faria qualquer pessoa com um cérebro saudável: fugir da cidade na primeira oportunidade à procura de ar. No meu caso, foi no primeiro fim-de-semana.