"Quid Rides? De te fabula narratur." Horácio.

sexta-feira, agosto 19, 2005

Some Like it Hot - Parte I

HTML Dog


Atravessar a fronteira é sempre uma aventura. Os muros que separam os dois países e a rede que corre por kilómetros no meio do deserto dão um ar intimidatório ao processo. Além da fila de carros enorme, o facto de se ter um passaporte português com o local de nascimento em Angola provoca curto-circuitos nos guardas-fronteiriços já de si não muito iluminados geográfica e historicamente, como é apanágio dos americanos. Junte-se um ar latino e um nome de Hossé e é garantidinho que se vai directo à Secondary Inspection. Francamente, não sei o que lá fazem. Abro a mala do carro, digo que não, que não outra vez e repito que não a todas as perguntas. Depois, eles vão-se embora com o passaporte e fico ali plantado 20 ou 30 minutos até voltarem de sorriso na cara: Welcome to the United States. E toma lá o passaporte de volta.
Saído de Mexicali e depois de Calexico, começa o deserto de Mojave. Bem, na verdade, estão ambas no deserto, mas engana-nos o verde às custas de canais de irrigação do rio Colorado.
A recta enorme que atravessa o deserto vai em direcção a La Rumorosa uma serra absolutamente fantástica assim chamada no México pelo ruído do vento a passar pelas rochas. As montanhas parecem construções humanas, como se uma criança gigantesca estivesse estado a brincar colocando rochas uma a uma até ter uma montanha. Não se vê nenhuma vegetação, só cactos e rochas e a cada 3 ou 4 quilómetros, uma bandeirinha azul num pau indica a existência de um providencial balde com água para o radiador. Conforme se avança na Interstate 8, por cerca de 100kms e sempre abaixo do nível médio do mar -algo de que os locais se orgulham muito - as montanhas vão ganhando a sua dimensão real e ter de andar no máximo a 100km/h (com cruise control, claro, que não há pachorra para conduzir aqui) é o ideal para ir vendo a paisagem, mas antes de começar a subir a serra ainda tenho de mostrar outra vez o passaporte aos senhores da Border Patrol num dos vários controlos que existem pelas estradas junto à fronteira.