"Quid Rides? De te fabula narratur." Horácio.

quarta-feira, maio 25, 2005

Portugal Deficitário

No Taxes

Os 42%
Como a quem ganha os tais € 60.000 estes lhes custam a ganhar - não é o caso de Sócrates que ganhou 55.000 o ano passado - e custa ainda mais entregar ao Estado 53% da riqueza que geraram incluindo a Segurança Social - ao contrário do que certas mentes afirmam - pela minha parte, vou tornar-me cidadão da Eslováquia. Fique, portanto, o senhor Ministro das Finanças sabendo que as suas contas estão erradas e que não vai ganhar mais 2% comigo, vai perder 40%. O seu congénere eslovaco acabou de ganhar 19%. Dê-lhe os parabéns e um grande Dobry Den para si.
Para quem for mais esquisito e, como eu, puder optar pelo país de tributação, há mais uns quantos na União Europeia com taxas únicas - Estónia, Letónia e Lituânia, por exemplo - e prevê-se para breve a adesão da Hungria e da Polónia ao clube dos Estados razoáveis. Mas pode não ser preciso ir tão longe porque até os nossos vizinhos andam a pensar no mesmo.
Os 21%
O iluminado Ministro decidiu também aumentar o IVA. Não caiam nisso. Já ninguém caiu na altura em que Ferreira Leite o aumentou só para verificar, com a surpresa do previsível, que as receitas ficaram aquém do previsto. De qualquer forma, por cá fixou-se agora a taxa 40% acima do mínimo da União Europeia, sem dúvida uma medida para aumentar a competitividade nacional. Aqui fica a solução em 24 horas.
ISP
Com uma diferença de 21,8 cêntimos entre a nossa gasolina e aquela que se vende aqui ao lado e com um depósito médio de 60 litros, a partir do quarto depósito já compensa ir de Lisboa a Badajoz incluindo os custos de portagem, da gasolina e dos jerricans. Para todos os outros portugueses, que têm a sorte de viver mais perto de uma fronteira, nem vale a pena fazer as contas. A Repsol e a Cepsa agradecem
. Se aproveitar a diferença do IVA para fazer as compras do mês no Hypercor, ainda dá para tapear e trazer uns caramelos para o Ministro.

Ou seja, nem sequer é preciso ir para a Bélgica para escapar ao "pacote" Sócrates.