"Quid Rides? De te fabula narratur." Horácio.

quarta-feira, janeiro 26, 2005

Far From the Madding (Tourist) Crowd

Brno


Brno - Katedrála sv. Petra a Pavla
(Brno - Catedral de São Pedro e São Paulo)

Nada como sair das capitais para conhecer melhor a realidade dos países. Os edifícios históricos bem cuidados do centro de Praga são substituídos por pérolas arquitectónicas decrépitas e mostruosidades soviéticas cinzentas alinhadas ao longo de avenidas com quatro faixas e outros tantos carros que por lá circulam. No centro, há atentados arquitectónicos estilo Avenida da Liberdade pós-Abecassis com prédios art nouveau ensanduichados por torres dos anos 70.
Os Skoda de 1970, os Lada de 1940 e os autocarros cujo fabrico se perde nas origens dos tempos circulam em estradas onde se não se vêem os buracos apenas porque estão tapados pela neve (ao lado de alguns Mercedes principalmente austríacos). No aeroporto, há vários voos diários para Praga realizados de autocarro.
Na rua principal, já se podem fazer compras na Boss, comer um Big Mac, ou ir às compras ao Tesco ou ao Carrefour e as pessoas gabam-se de ter uma auto-estrada (e repetem como se estivessem a falar com alguém com dificuldades auditivas:"auto-estrada") directa a Praga e outra a Bratislava. "Uma auto-estrada, com duas faixas para cada lado". Explicam também, com ar orgulhosíssimo, que está prevista a abertura de um Starbucks para breve. Talvez isso traga os turistas porque, por agora, só se vê gente estrangeira em trabalho.
Bem-vindos a Brno, segunda cidade da República Checa e capital da Morávia. Mas já cá estiveram porque isto é Portugal, 1980.