"Quid Rides? De te fabula narratur." Horácio.

terça-feira, fevereiro 14, 2006

Caracóis, Sandálias e Traições (c)


Pompeu

Notas soltas:
Átia: definitivamente no seu melhor. Para Timão. "Perfume, advice, what next?" ou a descarregar a fúria no escravo: "Will that be all, domina?". A morte de Glábio indicia um desejo de negociata com o casamento da filha. Há que ser pragmático: o amor é mau negócio.
Voreno e Pulo: "I love her and I require that she loves me back". Pobre Voreno, a pedir conselhos amorosos ao galã da 13ª enquanto Niobe recusa o amante. Por amor a Voreno, pela jura que fez ou simplesmente por receio? "He will kill every one of us".
Bruto devia levar duas bofetadas. Além de ser um invertebrado troca-tintas, aquilo não são maneiras de falar com a mãe e, aqui entre nós, precisa mais ele do Cireneu matulão do que Servilia.
Pompeu está tão convencido das suas capacidades militares que se esquece de as usar e acaba a abandonar a cidade "estrategicamente". "You have lost Rome without unsheathing your sword!" grita Catão em tom de castratto.
Só uma legião? Aparentemente, chega. César tem Roma. E agora? "I seek no tyranny. I am merely pursuing my rights." Or is he?