"Quid Rides? De te fabula narratur." Horácio.

terça-feira, abril 05, 2005

Drama for Dummies

Casanova



"When I sat down to read Casanova's autobiography - all 12 volumes of it! - I discovered that our modern-day impression of a lascivious, misogynist man is hopelessly wrong.
"He's been filtered down through the centuries as a bastard. I wanted to rescue him, to show what he was really like."
Parece simples (apesar da leitura dos 12 volumes) a forma como o argumentista descreve a base de Casanova que estreou ontem na BBC e que eu apanhei, por acaso, quando tentava fugir do cadáver em Roma. A ficção da BBC tem uma receita provada: um bom texto "roubado" à literatura, uma fantástica recriação de época e interpretações irrepreensíveis (como a de Peter O'Toole com quem já descobri que a culpa foi toda de uma mulher nefasta que condenou Casanova aos caminhos da lascívia com a sua indiferença. Coitadinho.)
Nos tempos em que ainda não era politicamente correcto adorar a medíocre e pomposa produção nacional e encher os écrãs com wannabe modelos-actores-apresentadores-jornalistas-romancistas a fustigar textos escritos pelos alunos da C+S de Freixo de Espada à Cinta tínhamos direito a ver boas séries em Portugal. Agora, pode ser que passe na 2 antes das três da manhã, mas o DVD chega certamente primeiro.