"Quid Rides? De te fabula narratur." Horácio.

segunda-feira, janeiro 08, 2007

Me escreve, vai!


HTML Dog

Como bom licenciado em Letras, sou perfeitamente ignorante, especialmente no que se refere à Literatura. Confesso, por isso, publicamente, que não conheço rigorosamente nada de Literatura Brasileira e que nunca me tinha ocorrido que alguém chamado Clarice Lispector não fosse prima direita da outra do "Silêncio dos Inocentes".
Salva-me, no entanto, o que poderia chamar de curiosidade intelectual - embora na maior parte das vezes não passe de tédio em centros comerciais à espera de alguém ou de um filme - que me faz entrar em livrarias. Gosto de ver capas, admito, embora já não haja pachorra para a obsessão dos editores com o Klimt, mas também acabo sempre por comprar qualquer coisa, com a melhor das intenções, para engrossar o backlog lá de casa que, indicam os últimos estudos, já chega a 2025 se se garantir uma produtividade constante de 150%, o que, infelizmente, não poderá ser o caso porque ainda tenho de trabalhar.
Estava eu ontem no Kinoplex Itaim à espera para ir ver isto (don't ask. Sim, aqui, no Verão, também não há nada de jeito no cinema.) quando dei comigo deambulando pela Saraiva. Em primeiro lugar, deixe-me dizer-vos desde já que nunca vi espíritos tão literários como os brasileiros. A quantidade de livros "ditados" pelos falecidos a redactores incautos que existe neste país é perfeitamente de pasmar. Ainda não consegui averiguar quem é que fica com os royalties, mas presumo que, afastados do materialismo terreno, os autores abdiquem da sua parte em favor dos emissários. Só lhes fica bem.
Como devo admitir que sou um bocadinho conservador nessas coisas, fui à procura de um livro cujo autor tivesse tido tempo de escrever antes de morrer e foi aí que dei de caras - ou de lombada - com a Clarice. Como não a conheço de lado nenhum, que as coisas são mesmo assim, achei que seria adequado começarmos por umas conversas e trouxe para casa este livrinho que me permite jogar pelo seguro - e se ela for chata? - e trazer também o Tom Jobim, o Caetano, o Vinicius, etc. Como saltou descaradamente o backlog, há-de aparecer por aqui não tarda.