"Quid Rides? De te fabula narratur." Horácio.

terça-feira, março 01, 2005

Quarto com Vista

Vista


Por cá, tenho seguido com alguma curiosidade a novela do presidente da Câmara de Londres, Ken Livingstone, que começou há cerca de um mês. Na altura, um jornalista saltou literalmente para cima de Livingstone quando este saía de uma festa privada celebrando os 20 anos do primeiro deputado a assumir a sua homossexualidade. Livingstone pergunta então ao "jornalista" (entre aspas porque trabalha para o Evening Standard que é um pasquim manhosíssimo) se é um criminoso de guerra alemão. O resto fica aqui em transcrição:
"No, I'm Jewish, I wasn't a German war criminal. I'm quite offended by that."
"Ah right, well you might be, but actually you are just like a concentration camp guard, you are just doing it because you are paid to, aren't you?"
Não caiu o Carmo e a Trindade , mas caíram Fleet e Downing Street que disse ao mayor para pedir desculpas à "comunidade".
Livingstone recusou-se e eu comecei logo a gostar dele.

Vieram pedidos de todos os lados, uns mais educados que os outros, e ele continuou e continua até ao momento a recusar-se a pedir desculpa e eu acho que ele tem toda a razão. O que está em causa aqui não é, como a campanha em curso tenta fazer passar, a tolerância do mayor, mas o profissionalismo, ou falta dele, do "jornalista".
Em primeiro lugar, o mayor não sabia que ele era judeu nem tinha nada que saber. O facto do jornalista responder que é judeu é perfeitamente descabido: ele não está perante o mayor como judeu, mas sim como "jornalista". Desde quando é que os jornalistas se apresentam aos entrevistados como "fulano tal, heterossexual, muçulmano, de origem árabe e francesa, etc"?
Ainda assim, pode argumentar-se que quando o comparou a um guarda de um campo de concentração já sabia que ele era judeu e aqui saímos do profissionalismo e entramos no politicamente correcto. Livingstone não cede ao PC nem que a mafia da imprensa traga o assunto para a primeira página todos os dias. Diz que não pede desculpa porque não tem nada que se desculpar e que quem lhe deve desculpas é o "jornal" e o "jornalista". Até agora não cedeu. Cá estarei para ver.

P.S. A vista de hoje é do Parque 3 do Aeroporto de Gatwick. Inspiradora...